O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

28 DE SETEMBRO DE 1984

3872-(27)

e orçamentais que deverão orientar as acções de colaborações futuras.

Serviços de Fomento Mineiro e Indústria Extractiva, 1 de Agosto de 1984. — O Director de Serviços de Prospecção, (Assinatura ilegível.). — O Geofísico dos SFM, (Assinatura ilegível.)

SERVIÇOS GEOLÓGICOS DE PORTUGAL

Assunto: Requerimento n.° 2716/111 (1.a) do deputado do PSD laime Ramos.

Informação n.* 6/200/84-D

Em seguimento do despacho do Sr. Director-Geral de 26 do corrente mês, exarado sobre documento relativo ao assunto em epígrafe, temos a informar o seguinte:

1 — Com o projecto de levantamento geofísico aerotransportado na zona centro do País visa-se, essencialmente:

a) Proporcionar adequado suporte para rapida-

mente se avançar na cartografia geológica regional da área mais mal conhecida do País;

b) Ajudar a seleccionar áreas potenciais para a

prospecção de jazigos de Sn-W, Ag-Pb e U;

c) Revelar estruturas geológicas maiores com im-

portância relevante para a carta neotectó-nica, facilitando, designadamente, o estudo da carteira de sítios para eventual localização de centrais nucleares.

2 — Para a realização dos estudos atrás referidos foram consideradas várias hipóteses, como é boa norma em planeamento dc estudos deste tipo. Dessas hipóteses, obviamente que a da utilização dos meios da Força Aérea foi tida em devida conta. Simplesmente, a necessidade de se obterem os dados em tempo útil e o facto de poder ser necessário o levantamento por métodos geofísicos eletromagnéticos, dada a potencialidade para mineralizações de Pb-Ag, levaram a admitir a hipótese do recurso a empresas estrangeiras especializadas, uma vez que a Força Aérea não dispõe do respectivo equipamento.

3 — Com efeito, o factor tempo reveste-se de importância vital. Na verdade, a Força Aérea tem realizado, dentro das suas capacidades, esforços altamente meritórios de apoio a entidades civis, com resultados notáveis no domínio da fotografia aérea. Porém, por vicissitudes diversas, acontece que, no referente à geofísica, não foi ainda possível ultrapassar as enormes dificuldades surgidas no processamento final dos dados, daí resultando haver levantamentos feitos há anos sem que possam ser utilizados. O tempo normal neste tipo de estudos até à obtenção final dos dados é da ordem das semanas a escassos meses, consoante a área a cobrir.

4 — A hipótese de recurso a entidades estrangeiras afigura-se-nos perfeitamente justificável e mantém a sua validade, tanto mais que só como tal deve ser encarada. Se, entretanto, a situação atrás referida, relativamente ao processamento dos dados, evoluir favoravelmente, de molde a haver garantia de que se pode chegar a dados práticos em tempo útil, então só a

necessidade de aplicação de meios não existentes na Força Aérea poderá vir a justificar a opção externa.

5 — Relativamente ao designado «projecto de prospecção para o estudo integrado do Algarve», importa deixar claro que não existem meios disponíveis nestes Serviços para exercerem maior actividade no Algarve. Efectivamente, a nossa actuação nesta província tem sido intensa, podendo mesmo considerar-se uma região privilegiada em estudos de índole geológica, designadamente:

Cartografia geológico-estrutural na escala 1: 200 000 (completa);

Cartografia geológica na escala 1:50 000 (6 folhas);

Cartografia hidrogeológica 1:200 000 (2 folhas) (completa);

Carta de sistemas aquíferos na escala 1.100 000 (completa);

Carta hidroquímica pontual na escala 1:100 000 (completa);

Carta da vulnerabilidade dos aquíferos à poluição na escala 1:100 000 (completa).

As cartas hidrogeológicas foram as primeiras, e até agora as únicas, realizadas no País. A sua natureza e qualidade já mereceram várias referências elogiosas por especialistas e dirigentes de organismos estrangeiros, inclusive de países membros da CEE.

Além destes trabalhos já realizados, continuamos a concentrar especial atenção nesta província, estando em curso as seguintes actividades:

Levantamentos geológicos na escala 1:25 000 e

sua publicação em cartas na escala 1:50 000; Estudos da evolução geológica das ilhas-barreira

e suas implicações no planeamento; Hidrogeologia das ilhas-barreira; Estudo hidroquímico e da evasão marinha das

zonas entre Faro e Tavira; Evolução das arribas do litoral algarvio; Geologia da plataforma continental algarvia e

avaliação dos recursos minerais; Estudo de ocorrências de fosfatos e respectiva

paleogeografía, tendo em vista a vaüação do seu

potencial interesse económico.

Serviços Geológicos de Portugal, 27 de Julho de 1984. — O Subdirector-Geral de Geologia e Minas e Director dos Serviços Geológicos de Portugal, Delfim de Carvalho.

DIRECÇÀO-GERAL DE GEOLOGIA E MINAS

Assunto: Requerimento n." 2716/Ili (1.a) do deputado do PSD Jaime Ramos.

Parecer

Concordo com o exposto e pareceres constantes das informações n.°" 157/310/84, 158/310/84 e 6/200/ 84-D.

Reforço a ideia de que o recurso a empresas estrangeiras para o levantamento aeromagnético só terá lugar se a Força Aérea Portuguesa (FAP) não puder executar o trabalho. Deste princípio não abdicamos, tanto mais que tal doutrina vem, aliás, sendo praticada, por imposição expressa desta Dirccção-Geral, nos contratos