O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1816-(56)

II SÉRIE — NÚMERO 57

De realçar que este indicador respeita ao número de edifícios e não às habitações a construir e tem sido considerado por este Gabinete como um vector de sensibilidade quanto às «intenções de investimento», dadas as características de registo da própria informação.

2 — Crédito para construção e aquisição de casa própria:

No que respeita à evolução do crédito para aquisição de casa própria, o comportamento tem sido o que consta do quadro seguinte:

Crédito para construção e aquisição de casa própria

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

(a) Até Novembro Inclusive. Fonte. — Instituições de crédito.

De realçar, entretanto, que este volume de crédito envolve apenas as 3 Instituições Especiais de Crédito (Caixa Geral de Depósitos, Crédito Predial Português e Montepio Geral), no que concerne ao crédito concedido e residentes. Para além destas Instituições e deste vector de crédito, existe ainda a Banca Comer-

cial financiando, conjuntamente, o crédito a emigrantes para aquisição de casa própria (regime poupança--crédito).

Globalmbente, o crédito a particulares para habitação teve no período considerado a evolução seguinte:

Volume global de crédito concedido para aquisição de casa própria

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

(a) Até lunho Inclusive.

Fon le. — Banco de Portugal.

3 — Abertura de concursos e adjudicação de obras. Sua evolução desde 1980.

A informação que se apresenta neste ponto é objecto de publicação periódica nos «Estudos de Conjuntura», do Gabinete de Estudos e Planeamento da Habitação e Obras Públicas e respeita à encomenda de obras feitas por entidades públicas (inclui a administração central, a administração local e outras entidades; os tipos de obra envolvidos na análise são: habitação, educação, saúde, abastecimento de água e saneamento e estradas).

Esses elementos são recolhidos do Boletim de Informações, publicação especializada na divulgação da informação referente ao mercado de obras do sector e dizem respeito ao continente.

Por este processo de tratamento de informação ficará englobada toda a faixa do mercado em questão desde que todos os anúncios e informações tenham sido efectivamente canalizados para aquele Boletim e desde que essa informação seja completa e esclarecedora.

Da recolha efectuada nos moldes indicados apresentam-se a seguir um quadro e dois gráficos que sintetizam a informação pedida, havendo que indicar que o deflacionador utilizado para a conversão dos «preços correntes» em «preços constantes do 2° semestre de 1980» foi um índice de custo de construção estabelecido na base de fórmulas-tipo de revisão de preços e que também é periodicamente divulgado nos «Estudos de Conjuntura».