O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2206

II SERIE — NÚMERO 64

sequer freguesia. É um simples lugar. Com cerca de 30 000 habitantes ...

A questão que não poderá deixar de ser fundamental, é se um tal universo de população em idade escolar

— superior por si só, a várias cidades do País — deve ou não ter escolas suficientes a tempo de serem frequentadas pelos filhos de quem é obrigado a pagar os impostos em devido tempo.

Sr. Secretário de Estado, a construção das escolas mencionadas no ofício de V. Ex.a, não resolve os problemas da população escolar da Portela.

Aliás, já começam a parecer canções de embalar, as justificações oficiais para tão grande inoperância. O direito à educação não pode ser reduzido a uma mera abstracção através de sucessivas dificuldades impostas às crianças, obrigando-as a deslocações cada vez mais distantes para acederem a um ensino cada vez mais degradado.

Só nos dois últimos anos mais de 300 crianças da Portela inscritas no 7." ano de escolaridade tiveram de ir parar a escolas de outras áreas residenciais!

Sr. Secretário de Estado, as crianças da Portela têm direito, como as restantes, a um ano lectivo integral e não amputado em 3 meses como aconteceu nos anos lectivos de 1982-1983 e 1983-1984; têm direito a instalações para a prática desportiva; têm direito

— pois o seu número justifica— ao ensino dos 10.°, 11.° e 12.* anos de escolaridade sem terem de ser sujeitos a uma vida de ciganos.

Os pais já foram ao ponto de antecipar um levantamento realista da situação que, aliás, competia aos órgãos governamentais. Estão prontos a prestar a colaboração que for necessária. Querem, pois, ver os problemas resolvidos com competência, oportunidade e profissionalismo. Para isso, esperam uma resposta satisfatória e urgente de V. Ex.tt, pois não querem ficar de braços cruzados.

Na expectativa das notícias de V. Ex.' sos cumprimentos subscrevemo-nos.

com os nos-

Portela, 19 de Fevereiro de 1985. — Pela Associação de Pais e Encarregados de Educação, (Assinatura ilegível.)

ANEXO III

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA ESCOLA SECUNDARIA DA PORTELA

Esta Associação de Pais vem desde há muito diligenciando para a resolução de graves carências que afectam a escola e, de um modo geral, a população escolar da Portela.

Porque os problemas se vão arrastando sem que os responsáveis pela educação tomem as medidas necessárias, entendemos ser urgente uma tomada de consciência por parte dos pais, professores e população interessada, para o que esperamos, o presente comunicado possa ajudar.

Sabe que a escota não tem lagar para todos os alunos da Portela?

Nos últimos 2-3 anos têm surgido dificuldades com a colocação de novos alunos, sendo que, no início do presente ano lectivo, mais de 300 alunos inscritos para o 7.° ano de escolaridade não tiveram lugar na escola (sede) tendo sido conduzidos parte para o anexo junto ao RALIS, e outra parte para outras escolas localizadas fora da Portela. Com o inevitável e necessário crescimento da população escolar, a situação vai agravar-se. A Associação de Pais, tendo consciência desta problemática, realizou uma análise da situação que a seguir se expõe:

Situação no ano lectivo de 1983-1984

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Que se passa, entretanto, com as inscrições para o 7.° ano de escolaridade? Vejamos: Inscrições para o 7.° ano na Escola Preparatória de Caspar Correia

"VER DIÁRIO ORIGINAL"