O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

22 DE FEVEREIRO DE 1986

1437

Como estamos convictos de que esse grupo parlamentar está, de facto, interessado em participar psla positiva na solução dos problemas deste Centro e não actuar apenas ao sabor de intrigas jornalísticas, pomos este Centro à inteira disposição de V. Ex.° para ser visitado pelos deputados que achar por bem indigitar.

Com os melhores cumprimentos.

Centro do Norte do Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil, 13 de Dezembro de 1985.— O Presidente da Comissão Instaladora, José Guimarães dos Santos.

ANEXO 3 Comunicado

Face às recentes reportagens do jornal de Notícias, bem como a pedido de esclarecimento ao Governo pelo Partido Comunista Português e pelo Partido Renovador Democrático sobre a aquisição e montagem de 2 aceleradores lineares, 1 aparelho de tomografia axial computadorizada e 1 unidade de planeamento computadorizado de radioterapia, a Comissão Instaladora entendeu dar a conhecer aos funcionários deste Centro o seguinte:

1 — Não pode deixar de chamar a atenção para a coincidência do aparecimento de uma campanha contra o bom nome deste Centro e de quem a ele tem dado o melhor do seu labor e saber, com o momento de especial significado que atravessa a instituição motivado pelos seguintes factos: recente peditório da Liga Portuguesa contra o Cancro, recente aprovação da Lei Orgânica do IPO e quadro de pessoal do Centro e iminente adjudicação das obras da 2." fase.

2 — Esclarecer que as obras de ampliação do Serviço de Radioterapia são da exclusiva responsabilidade dos serviços da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, do Ministério do Equipamento Social, não tendo, portanto, nada a ver com esta Comissão Instaladora nem com o Ministério da Educação e Cultura. O Centro do Porto do IPO limitou-se a ser responsável pela compra dos aparelhos, que chegaram a este Centro de acordo com a programação das obras (2 aceleradores lineares em Fevereiro de 1984 e os restantes aparelhos há menos de 1 ano).

3 — Isto não significa que a Comissão Instaladora, que durante anos se empenhou sozinha, ignorada por certa imprensa e partidos políticos, não tenha acompanhado pormenorizadamente a evolução das obras e assegurado todo o apoio técnico necessário a um correcto aproveitamento das instalações de acordo com a sua complexidade técnica.

4 — Está, pois, a Comissão Instaladora, que, repito, nada tem a ver com as obras de construção do Serviço de Radioterapia, convicta de que o ritmo das obras foi adequado, face à multiplicidade de problemas técnicos que têm de ser estudados após a aquisição dos aparelhos, designadamente os dependentes da aprovação da Junta de Energia Nuclear e o estudo das características do material de protecção contra radiações ionizantes feito pela Faculdade de Engenharia do Porto. O ritmo de construção não foi inferior ao verificado noutros_países de nível técnico superior ao nosso. Houve apenas, recentemente, um atraso motivado pela dificuldade financeira do empreiteiro e que tem sido motivo de análise permanente desta Comissão Ins-

taladora e do próprio Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa contra o Cancro no sentido de ultrapassar, com a celeridade possível, a situação.

5 — O projecto inicial foi feito pelos serviços dependentes do Ministério do Equipamento Social de acordo com o programa por nós elaborado e que não sofreu qualquer alteração. O mesmo sucedeu, aliás, ao projecto, que se mantém igual ao inicial, sem prejuízo de adaptações de natureza técnica, de acordo com as exigências da firma construtora dos aceleradores lineares.

6 — Em relação ao TAC e à unidade de planeamento, informamos que foram adquiridos há menos de 1 ano e a sua montagem, de menor exigência técnica, ou está feita (caso do TAC) ou prestes a concluir-se (unidade de planeamento).

7 — Todos os aparelhos estão dentro da garantia constante do contrato.

Centro do Norte do Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil, sem data. — O Presidente da Comissão Instaladora, José Guimarães dos Santos.

ANEXO 4 Porto, 20 de Dezembro de 1985.

1 — O programa de ampliação do Serviço de Radiações foi enviado em Agosto de 1978.

2 — O referido programa foi aprovado em Abril de 1979.

3 — O projecto tem parecer favorável do Secretário de Estado das Obras Públicas em 13 de Maio de 1980.

4 — Início das obras em 11 de Dezembro de 1981. Prazo previsto para a execução das mesmas — 540 dias.

5 — Abertura do concurso de aceleradores lineares em Maio de 1982.

6 — Em Julho de 1983, pedido de prorrogação da obra, em virtude do bloqueamento provocado pelo atraso na compra dos aceleradores lineares.

7 — Em Março de 1983, publicação da portaria autorizando o encargo para a aquisição dos aceleradores.

8 — Contrato assinado em 21 de Setembro de 1983.

9 —Em Dezembro de 1983, nova prorrogação das obras, pelos mesmos motivos, até Março de 1984.

10 — Chegada dos aceleradores lineares em Fevereiro de 1984.

11 — Concurso para a aquisição do TAC em 15 de Junho de 1984. Chegada em Janeiro de 1985.

12 — Em Março de 1985, 1." termo adicional ao contrato por exigência da firma fornecedora.

13 — Em Dezembro de 1985, 2." termo adicional ao contrato e autorização da abertura do mesmo para aquisição de portas blindadas.

MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS. TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

SECRETARIA OE ESTADO DA CONSTRUÇÃO E HABITAÇÃO

À consideração de S. Ex.a o Secretário de Estado da Construção e Habitação:

Assunto: Resposta ao requerimento n.° 69/1V (1.°), do deputado Daniel Bastos (PSD), sobre alterações ao Regulamento Geral das Edificações Urbanas, tendo em vista o apoio aos deficientes.