O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

I DE JULHO DE 1986

3161

também e fundamentalmente da reactivação da actividade económica (que se prevê para o 2.° semestre de 1986), permitindo uma melhor ocupação da capacidade e a criação de fluxos financeiros suficientes para honrar os compromissos correntes (incluindo os salários) e amortização parcial das responsabilidades vencidas.

b) A METALGEST é uma subholding do 1PE para o sector da metalomecânica pesada criada no quadro e no âmbito do plano de reestruturação do sector apresentado em Maio de 1984 ao Governo. Com a METALGEST procura-se uma efectiva coordenação produtiva e de mercado entre as empresas nela incluídas (SOREFAME, COMETNA, MOMPOR, METAL-SINES, SGM, METALNORTE e EQUIMETAL), bem como a implementação da necessária especialização das empresas, por produtos, por forma a evitar zonas de concorrência entre as participadas.

À METALGEST competirá ainda o necessário controle c acompanhamento da gestão, sem sobreposição ou diminuição da responsabilidade que cabe a cada um dos conselhos de administração das empresas.

As ligações entre a METALGEST e a MOMPOR são, pois, as que decorrem do que antecede, a que acresce o facto de a própria METALGEST ser accionista da MOMPOR, exercendo em assembleia geral os direitos societários inerentes.

ASSEMBLEIA DISTRITAL DO PORTO

MUSEU DE ETNOGRAFIA E HISTÓRIA

Ex.mo Sr. Dr. Januário Nunes, Secretário do Governo Civil do Porto:

Assunto: Resposta ao requerimento n.u 469/IV (l.a), do deputado António Sousa Pereira (PRD), sobre o museu referido.

Em resposta ao assunto a que se refere o requerimento do Sr. Deputado António Sousa Pereira (PRD), cumpre-mc informar:

Um sector das instalações do Museu de Etnografia & História do Porto sofreu em 3 de Maio de 1984 um incêndio.

Esteve por esse motivo encerrado ao público durante uns dias, em que todo o pessoal se esforçou ao máximo na limpeza dos interiores e vitrinas. Enviamos cm anexo uma cópia da acta da reunião da assembleia, datado dc 16, em que é referido esse trabalho (anexos 1 e 1-C).

Exceptuado este curto prazo de tempo, nunca o Museu de Etnografia esteve encerrado desde a sua fundação em 1945.

Um trabalho elaborado pelo GPU em 1985, de que se junta um extracto, refere textualmente a observação referida pelo Sr. Deputado António Sousa Pereira (anexo 2).

Contestamos vivamente.

Com os melhores cumprimentos.

Museu de Etnografia e História, 12 de Maio de 1986. — O Director, Fernando Lanhas.

ANEXO 1

ASSEMBLEIA DISTRITAL DO PORTO

Ex.™ Sr. Director do Museu de Etnografia e História:

Assunto: Sinistro ocorrido no Museu em 3 de Maio de 1984.

Reportando-me ao ofício com as referências em epígrafe, acerca do incêndio ocorrido nesse Museu em 3 de Maio último, informo V. Ex.a de que esta Assembleia Distrital, ao tomar conhecimento do assunto, em sua reunião extraordinária realizada em 16 do mesmo mês, aprovou a proposta de que junto uma cópia, extraída da respectiva acta.

Com os melhores cumprimentos.

Assembleia Distrital do Porto, 19 de Junho de 1984. — O Presidente, Mário Cal Brandão.

ANEXO 1-A

Cópia de parte da acta da reunião extraordinária da Assembleia Distrital do Porto realizada em 16 de Maio de 1984

O Sr. Presidente da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim, usando da palavra, afirmou que condenava, sem apelo nem agravo, aqueles que não cumprem o seu dever, mas também tinha que reconhecer que havia trabalhadores que iam além do que lhes é exigido, mesmo para além dos seus horários, parecendo-lhe ter sido o caso do pessoal do Museu, e por isso desejava propor que esta Assembleia Distrital oficiasse ao Sr. Director do Museu, expressando-lhe o seu reconhecimento pelo esforço desenvolvido pelo pessoal, aquando do recente sinistro.

Esta proposta, que, segundo o Sr. Presidente da Assembleia, estaria no espírito de toda a Assembleia Distrital, foi, em seguida, aprovada sem objecções.

Está conforme.

Assembleia Distrital do Porto, 19 de Junho de 1984. — O Chefe da Secretaria, (Assinatura ilegível.)

ANEXO 2

CAMARA MUNICIPAL DO PORTO

PLANO GERAL DE URBANIZAÇÃO

Gabinete de Planeamento Urbanístico

Porto Projecto Cidade Nova

1 — Compatibilização entre a Cidade possível e a idealizável

5.4.7.3 — O Museu de Etnografia e História encontra-se inexplicavelmente encerrado — e até já sofreu um incêndio.