O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

668 ZR SERIE-A — NUMRO 39

PROJECTO DE LEt N.2 4O6Nt

cRIAcAO DA FREQUESIA DE FERREIRASNO CONCELHO DE ALBUFEIRA

I — História

Existem na regiäo de Ferreiras vestigios de ocupaçãohumana que datam de épocas remotas, a avaliar pelo espOho encontrado em trabalhos de prospecçao. Em Cerros Altos foram encontrados eleinentos identificadores da presença romana que remontam ao século ii a. C., salieniando-seos restos de urna forja ou fundiçao e uma inscriçãoepigráfica. Na Ataboeira loram encontradas algumas moedas e fragmentos de tégula, igualmente do perlodo romano.

Da presenca muçuhrnana notam-se ainda algumas influências, sobretudo a nivel da arquitectura, chaminés,

casas brancas corn janelas tipicas e açoteias ünicas, que.ainda hoje, constituem urn ponto de referenda.

Numa breve abordagem ao topdnimo <‘Ferreiras’>, podedizer-se que teve origem na existència de uma famIlia deapelido Ferreira, que se terá instalado nesta regiao em meados do século xix. Localizada a origem temporal do topónimo, devemos acrescentar que. numa época anterior aépoca oitocentista, a regiäo era conhecida por >.devido as lagoas que se formavam na época das chuvas.

Tradicionalmente, a agricultura desempenhou urn papelpreponderance no conjunto das actividades econdmicas. Noentanto, a aciividade industrial de carácter disperso e familiar não pode ser relegada para segundo piano, jâ que constitula urn compiemento a actividade agricola. Das principais ccindiistrias> destacam-se a da moagern de alfarroba,fabrico de telha, empreira, rnoagem de farinha, canas,fumero, abegoaria, fomos de cal e lagares.

COO0 L C.. ,. S (..(

— 1-•”’ ..C..C.