O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

670 Il SERIEA —NUMERO 39

5— Estrutura eOdBl

A população de Ferreiras esteve, desde épocas remotas, vocacionada para a agricultura, tratando-se, obvianiente, de urna sociedade de base rural. No entanto, esta situacao é modificada corn a crescente vocaço turIstica doconceiho.

Actualmente a repartiço sectorial da populacâo activaapresenta urn significativo decrscimo do sector primárioe, consequentemente, urn crescimento do sector terciário.Situaçäo que caracteriza igualmente o conceiho — dos70 % de activos no sector prirnário em 1950 não restamsenão 19% em 1981.

0 contingente de mão-de-obra empregue no sector secundrio acompanha o terciário at 1970. Entre 1970 e1981, embora continue a aumentar o niimero de profissionais no acuvo no ramo industrial, esse aumento revela-semuito mais lento que no sector terciário. No conjunto dasdiversas actividades apenas Os sectores de metalomecânica,minerais nao metlicos e madeira representam cerca.de trêsquartos do emprego industrial da area.

Ferreiras mostra uma forte tend€ncia para a especializaçAo cia mão-de-obra no sector terciário. 0 quadro i procura sintetizar a importância do sector naquela zona.De facto, o alto grau de cerciarizaçao ocupa mais de 60 %cia populacao activa, que constitui igualmence uma mao-de-obra importante para a sede conceihia, nomeadamenteno que Sc refere a hotelaria, restauração. comércio e serviços prestados a coleccividade.

6— Equlpamentos soclals

Educaçao

A rede escolar cia zona de Ferreiras relativamente aoensino oficial é consutulda por duas escolas primárias eurna pr-primária.

A Escola Primaria de Ferreiras dispoe actualmente de226 alunos; a Escola Primária de Fontainhas dispãe de 91alunos e a Escola Prd-Primária tern 75 alunos. Ambos osgraus de ensino dispOem de cantina escolar.

Saáde

0 equipamento de saüde em Ferreiras é composto poruma extensäo do Ceritro de SaUde de Albufeira, organismo dependente da Adrninistraçao Regional de Sadde, e portima cimnica privada. Dispöe ainda de uma farrnácia.

Desporto

Das infra-estruturas desportivas existentes destaca-se oEstádio da Nora, que permite a prática de futebol, atletismo e jogos de maiha na laje.

Relativamente as associaçôes desportivas, salienta-se oFutebol Clube de Ferreiras e o Juventude Desportiva deFontainhas.

Patrlmónlo cultural

No dominio do patrum5nio cultural, a zona de Ferreirasencontra-se particularmente desfavorecida. No entanto, encontram-se algumas casas tipicas corn platibandas, açoteiase chaminés rendilhadas, a fachada frontal apresenta váriasjanelas corn porta a melo. Existem ainda alguns elementos dignos de registo pertencentes a urn vasto patrim5niorural, como os moinhos de vento, lagares, eiras e noras,cuja importância se encontra ligada a agricukura.

7— Acesslbllldadea

0 acesso a futura sede cia freguesia está bastante facili(ado, podendo fazer-se pelo eixo norte-sul (EN 395) oupelo eixo este-oeste (antiga EN 125), onde entroncam outros caminhos municipais que facilitam a ligaçao a qualquer pontoda freguesia.

A povoaçao de Ferreiras é servida por uma estão de caminho de ferro da linha do sul (estaç de Albufeira), o qtcontnbui pam uma boa acsibi1idade a este cenim popubiona1.

A distância quilométrica entre a futura sede de freguesia e as sedes de freguesias de origem é de 3 km paraAlbufeira, 6 km para Guia e 7 km para Paderne.

8— Eleltores

o ntimero de eleitores residentes na area da futura freguesia de Ferreiras e o seguinte:

AlfarrobeirasCanaisCortesöesFerreirasFontaInhasLagoasMaihada VeihaMosqueiraPatA de BaixoPinhalTexugueirasTomilhalVale Parai’soVale Serves

Nota. — NSo estAc considerados os eIe.ores que. cmbom ,sidcntesna drea da futura freguesia de Ferreiras. esdo recenscados lass freguesias de Paderne e Guia.

9—Area

o munict’pio de Albufeira dispOe, rio momento, de us freguesias: Albuferra, corn uma area de 640 000 m2 e 16250 habitantes; Guia, corn uma area de 270000 r& e 2750 eleitores, ePademe, corn uma area & 570 000 rn2 e 3500 eieitoies.

Para a futura freguesia de Ferreiras prevêem-se 22 km2de area e uma população de 3400 habitantes, ora circunscritas pela freguesia de Albufeira.

Nestes termos e ao abrigo das disposicôes constitucionais e regimentais aplicáveis, os Deputados abaixo assinados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, apreselltarn a Assembleia da Reptiblica o seguinte pro3ecto de (ci:

Artigo 1.0 E criada no concelbo de Albufeira a freguesia de Ferreiras,

Art. 2.° Os limites da nova freguesia. conforme apresentaço cartogréfica a escala de I :25 000, são os seguintes:

A riorte — limite actual cia freguesia de Padernee Caminho do Escarpão ate a ribeira de Quaiteira;

A sul — caminho de ferro, Caminho daMosqueira e caminho municipal n.D 1285 a EN 395;

A nascente — limite do conceiho de Albufeiracorn Loulé;

A poente — Caminho da Ataboeira e Caminhodo Poco das Canas ate ao limite do conceiho deAlbufeira corn Silves.

An. 3.° — I — A cornissão instaladora da nova freguesia será constitulda nos temios e no prazo previscos noartigo 9.° da Lei n.° 8/93, de 5 de Marco,

4817827

801258

544894

51184647539

441.

2 720