O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

13 DE FEVEREIRO DE 199*5

356-(499)

; Despesa Consolidada Segundo a Classificação Económica

A repartição das despesas por agrupamentos de classificação económica revela que as transferências representam 263 %. o correspondente a 9 milhões de contos, destinadas essencialmente a apoios a particulares e entidades particulares, nomeadamente grupos de teatro independentes.

Os investimentos distribuem-se na sua maioria pelos serviços autónomos nomeadamente o Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico, o Instituto da Biblioteca e do Livro e a Cinemateca Portuguesa.

Quadro V .2.2.16.3 — Despesa Consolidada Segundo a Classificação Económica—MC

(Em milhões de conlos)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Meios Humanos

Em Novembro de 1995, os efectivos afectos, aos organismos do Ministério da Cultura atingiam um total de 2111 unidades.

V.2.2.17 — Ministério da ClSnda e da Tecnologia Apreciação Global

A despesa total consolidada do Ministério da Ciência e Tecnologia é de 26,2. rmlhões de contos, o que representa 0,2 % do Produto Interno Bruto e 0,4 % da despesa da Administração Central.

Quadro V .2-2.17.1 — Despesa Total Consolidada — MCT

(Em milhões de contos)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Aquele montante representa um acréscimo de 33,7 %, relativamente ao valor estimado para a execução de 1995. O crescimento mais significativo verifica-se na área da ciência e investigação, cujo aumento é de 14,6 %.

Quadro VX2.17J — Fundos e Serviços Autónomos — MCT

(Em milhões de contos)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Nos organismos autónomos (Quadro V.2.2.17.2), com um total de 25,9 milhões de contos, a Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica representa 85 % daquele montante.

Despesa Consolidada Segundo a Classificação Económica

Nas despesas segundo os principais agrupamentos económicos (Quadro V.2.2.17.3), assumem particular relevo as transferências, com um peso relativo.de 80,2 %.

Quadro V.2.2.17.3 — Despesa Consolidada Segundo a Classificação Económica — MCT

'' (Era milhões de contos)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Meios Humanos Em Novembro de 1995, o Ministério da Ciência e Tecnologia tinha ao seu serviço 685 efectivos.

V.2.3 — Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC)

O PIDDAC (Mapa XI do orçamento do Estado) envolve um montante global de 806,3 milhões de contos, isto é, cerca de 4,9 % do Produto Interno Bruto.

Quadro V.23.1 — PIDDAC —1996

(Em milhões de contos)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

O financiamento nacional através do Capítulo 50 do orçamento do Estado contribui com cerca de 49 % do financiamento total, os fundos comunitários com 41 % sendo a parte restante (9 %) financiada, sobretudo, por receitas, próprias de Serviços Autónomos.

O PIDDAC Tradicional (investimentos è despesas de desenvolvimento levados a cabo directamente pela Administração Central) representa cerca de 2/3 da despesa total em PJDDAC.

O restante 1/3 traduz a despesa prevista no PIDDAC Apoios que reflecte, no essencial, as despesas de apoio ao investimento de outros sectores institucionais através de