O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

110 | II Série A - Número: 101 | 26 de Maio de 2008

Futuro da Ciência e Tecnologia na Europa: segundo o Relatório, há que salientar o contributo fundamental dado pela Presidência portuguesa para o debate sobre o “Futuro da Ciência e Tecnologia na Europa” e reforço do seu papel na concretização da Estratégia de Lisboa. Assim, em Julho, a reunião informal de Ministros da Competitividade/Investigação abordou a contribuição das políticas nacionais e a sua avaliação para o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia a nível europeu. Salienta-se, igualmente, a “Conferência sobre o Futuro da Ciência”, organizada no mês de Outubro, em Lisboa, em colaboração com a Comissão, que contou com a participação alargada dos principais intervenientes à escala europeia. O Conselho Competitividade de Novembro aprovou Conclusões sobre esta matéria, em conjunto com a Comunicação da Comissão sobre “a informação cientifica na era digital: acesso, difusão e preservação”; o Plano de Acção para a Europa relativo ás Nanociências e Nanotecnologias e, ainda, a Resolução do Conselho sobre a Modernização das Universidades para a Competitividade da Europa numa economia baseada no conhecimento.

A pedido da Presidência, os Ministros responsáveis pela Ciência (também a Comissão e a EFTA) contribuíram para a elaboração de um livro colectivo sobre a situação actual dos seus países relativamente ao aumento de recursos humanos qualificados, investimento público e privado em I&D na Europa, incluindo os sucessos e as dificuldades. O livro foi entregue aos Chefes de Estado e do Governo no Conselho Europeu de Dezembro.

Espaço: neste âmbito, o Relatório destaca a adopção, em Abril, de uma Política Espacial Europeia. De notar que o texto final desta política reflecte muitas das propostas apresentadas por Portugal.