O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

públicas que permitiram assegurar neste período um total de 1682 milhões de euros de financiamento a empresas responsáveis por cerca de 66 mil postos de trabalho.

Do mesmo modo, assinala-se a resiliência do Grupo CGD, S.A. na adaptação e flexibilização do seu posicionamento estratégico num contexto ainda adverso para o setor bancário, mantendo o enfoque na melhoria da qualidade dos seus ativos. Com efeito, o Grupo CGD conseguiu, até ao final do primeiro semestre de 2021, reduzir o seu rácio de Non-Performing Loans para 3,2%. Esta redução, a par do reforço da cobertura total por imparidades para os 103,8%, permitiu reforçar a concessão de operações de crédito para apoio às empresas e às famílias no âmbito, nomeadamente, das linhas de crédito com garantias públicas e moratórias.

Destaca-se ainda a conclusão do Plano Estratégico 2017-2020 da CGD, S.A., registando-se o cumprimento da generalidade dos compromissos assumidos perante as instituições comunitárias, o que contribuiu fortemente para o resultado líquido consolidado de 294,2 milhões de euros alcançado no final de junho de 2021 (equivalente a cerca de 43% do resultado líquido agregado da banca nacional e a um acréscimo de 18,3% face ao período homólogo de 2020), o que se traduz numa rentabilidade dos capitais próprios (ROE) de 7,2%, que permite ter a capacidade de pagar dividendos ao acionista Estado, restituindo desta forma o esforço dos contribuintes.

Por último, no que concerne à CGD, S.A., é de referir que a evolução positiva dos diferentes rácios económicos e financeiros, dos quais se destaca a melhoria dos rácios de capital, evidenciada nas contas do primeiro semestre de 2021 (18,9% no capital core — CET1 — e 21,5% no capital total), permitiram ao banco público regressar, no final de julho de 2021, e depois de um período de dez anos, à categoria de investment grade atribuído pela Moody’s, Investor Service. Assim, este nível de rating passa a estar atribuído à CGD, S.A. por duas das principais agências internacionais de rating: a Moody’s e a DBRS Morningstar. Realça-se ainda outra subida de nível do rating da CGD por parte da Moody’s durante o mês de setembro de 2021, dentro do grau de investimento em que já se encontrava desde a referida subida registada em julho.

No decurso de 2021, foram autorizadas as operações de fusão por incorporação da Parups, S.A. e da Parparticipadas, S.G.P.S., S.A. na Parvalorem, S.A., mediante a transferência global do património das sociedades incorporadas para o património da sociedade incorporante, processos que se encontram em curso. Prosseguindo a missão que lhes foi atribuída, estas três empresas têm vindo a reduzir os ativos sob gestão.

Setor da saúde

Ao longo de 2021, prosseguiu-se, no âmbito da implementação do projeto de reforço da autonomia de gestão das EPE que integram o Serviço Nacional de Saúde (SNS), com a consolidação dos mecanismos de acompanhamento e de avaliação do desempenho das referidas entidades, tornando-os mais efetivos e contribuidores para a melhoria da eficiência da gestão daquelas entidades.

Para concretizar este desiderato, foi prorrogado, uma vez mais, o mandato da Estrutura de Missão para a Sustentabilidade do Programa Orçamental da Saúde (EM-SPOS), tendo sido diferido o seu términus para finais de setembro de 2021, competindo-lhe nomeadamente a coordenação da Estrutura de Acompanhamento e Avaliação de Desempenho (EAAD), criada em 2019, que, nos termos do seu âmbito, visa aproveitar as potencialidades do trabalho conjunto das diferentes entidades que a integram, o que permite monitorizar e reforçar a eficiência da gestão nas EPE do

11 DE OUTUBRO DE 2021 _____________________________________________________________________________________________________________

135