O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

mais de 25 600 pessoas a reforçar a população residente no país. Este elemento é igualmente de primordial importância para contrariar o impacto negativo que o envelhecimento populacional traria para a evolução da população ativa.

Também para o turismo a localização geográfica de Portugal é agora particularmente vantajosa. Este setor de atividade tem revelado um desempenho assinalável, tendo já sido ultrapassados os níveis de atividade do pré-pandemia, o que ocorreu em simultâneo com um escalar do valor acrescentado gerado no setor. Longe do terreno de operações da guerra, Portugal tem assim condições para se posicionar como um destino atrativo e competitivo, capaz de se constituir como uma alternativa para os fluxos de investimento empresarial, bem como turísticos, que se perspetivam para um ano particularmente desafiante.

Maior autonomia energética

A resposta do Governo à crise energética provocada pela invasão russa da Ucrânia tem passado por medidas mitigadoras, acautelando os impactos imediatos decorrentes dos elevados preços dos bens energéticos – sobretudo do gás natural, e, por consequência, da eletricidade –, e por uma estratégia de diversificação de fontes e fornecedores, concorrendo para uma maior resiliência do sistema.

A par com a criação de almofadas que permitiram diminuir o preço da energia para os consumidores, domésticos e industriais, o Governo fez aprovar a criação do Mecanismo Ibérico, através do qual se permitiu desligar a formação do preço da eletricidade na Península Ibérica do preço do gás natural que se pratica hoje no mercado, em valores máximos históricos, gerando um benefício líquido de cerca de 221 milhões de euros entre 15 de junho e 31 de agosto, e uma redução do preço de mercado de 61 euros/MWh para os consumidores expostos, representando um decréscimo de 18,4% face ao preço que se estimaria ocorrer se o Mecanismo Ibérico não tivesse sido implementado.

Mesmo no contexto de guerra, os dados demonstram que Portugal, pelas características do seu mercado, continua protegido dos aumentos de preços que ocorreram em vários Países da Europa, e tal deve-se nomeadamente ao investimento nas energias renováveis, que ganhou um novo impulso com a simplificação de procedimentos administrativos recentemente aprovada, permitindo acelerar, sem diminuir os controlos ambientais, os projetos de fontes renováveis, com os quais o País conquistará uma maior autonomia face aos combustíveis fósseis e uma maior e progressiva soberania energética.

Resiliência do mercado de trabalho e reforço de qualificações

O mercado de trabalho tem apresentado uma enorme robustez e capacidade de resistência. A taxa de desemprego manteve uma trajetória descendente consistente nos últimos anos. No final de 2018 e pela primeira vez desde 2002, a taxa de desemprego situou-se abaixo dos 7%, tendo a redução sido interrompida apenas com a crise pandémica. Mesmo após a crise pandémica, e fruto das medidas de apoio à economia e à proteção do emprego, nomeadamente o regime temporário de layoff simplificado, a taxa de desemprego regressou a níveis historicamente baixos (5,7% no segundo trimestre). O desempenho em 2022 é

10 DE OUTUBRO DE 2022 _______________________________________________________________________________________________________________

63