O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

20 DE MAIO DE 1989

168-(43)

1.3 — Todos os comboios foram abastecidos de água.

1.4 — Todos os comboios se apresentaram em boas condições de limpeza e foram acompanhados por dois funcionários das agências requisitantes.

1.5 — Dados de tráfego:

Lugares oferecidos — 16 494; Lugares ocupados — 12 155; ocupação média — 73,7%.

1.6 — Regularidade. — O atraso médio destes comboios foi ligeiramente superior ao ano anterior, já que os caminhos de ferro espanhóis nos entregaram as circulações com atrasos elevados, que ultrapassaram algumas vezes os 60 minutos. Tendo em conta o afluxo de passageiros, também a alfândega não permitiu ganhos significativos de tempo na fronteira.

No percurso da CP houve alguns ganhos de tempo, já que a fluidez do tráfego na linha do Norte e na linha da Beira Alta foi bastante aceitável, tendo em atenção a disponibilidade de canais de circulação existente.

2 — Sentido sul-norte:

Número de comboios programados —27; Número de comboios realizados — 27 (100%).

2.1 — Em todos os comboios realizados foi oferecido um serviço de minibar.

2.2 — Iluminação em boas condições em todos os comboios.

2.3 — Todos os comboios foram abastecidos em Lisboa, Porto e Vilar Formoso.

2.4 — Todos os comboios se apresentaram em boas condições de limpeza e foram acompanhados por dois funcionários das agências requisitantes.

2.5 — Dados de tráfego:

Lugares oferecidos — 17 194; Lugares ocupados — 9818; ocupação média — 57,1%.

2.6 — Regularidade. — O nível de regularidade dos comboios realizados foi sensivelmente igual ao do ano anterior e a melhoria desejável não foi possível devido a atrasos na entrega do material vazio por parte da RENFE, que obrigou à substituição de material RENFE por material CP entre Lisboa, Porto e Pampilhosa; no dia 27 de Agosto ocorreu um atraso de tal modo elevado que obrigou à realização de duas circulações entre Lisboa e Pampilhosa com automotoras eléctricas, tendo os passageiros transbordado em Pampilhosa.

Para justificar as afirmações anteriormente feitas sobre a estrutura da oferta em termos de lugares deitados (couchettes) e lugares sentados (2.8 classe), recolhemos mais os seguintes dados estatísticos globais — sentidos norte-sul e sul-norte somados:

QUADRO i

Total dos tráfegos e ocupação média (1987 e 1968)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

QUADRO II Comparação 2.*s classes/couchettes

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

(') Lugares deitados (coucnerres^/total de lugares oferecidos. (') Passageiros em covrAeftts/total de passageiros transportados.

d) Conclusões. — Da análise dos quadros I e II rapidamente se conclui da reacção extremamente positiva do mercado ao aumento da oferta em lugares deitados (couchettes), apesar de o preço do bilhete ser acrescido do suplemento couchette.

Também se conclui que a oferta de lugares foi superior e absorveu por excesso o crescimento do tráfego, tendo-se verificado uma ocupação média inferior à do ano passado, o que só por si já representa um aumento da qualidade do transporte.

É preocupação permanente da empresa a melhoria das condições de transporte dos seus clientes.

10 de Abril de 1989. — O Presidente do Conselho de Gerência, (Assinatura ilegível.)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO DO MINISTRO

Assunto: Resposta aos requerimentos n.os 1490/V e 1493/V (l.a)-AC, da deputada Lourdes Hespanhol e outros (PCP, sobre arranjos exteriores e equipamentos desportivos para a Escola C + S da Vidigueira.

Em referência aos ofícios n.os 2999/88 e 3002/88, de 21 de Setembro de 1988, do Gabinete de S. Ex.a o Ministro dos Assuntos Parlamentares, que veicularam os requerimentos acima mencionados, processo n.° 1.68/88 desse Gabinete, e após consulta efectuada à Direcção