O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0029 | II Série C - Número 011 | 11 de Dezembro de 2004

 

Nas reuniões plenárias foram debatidos temas como "Realidades urbanas", "A população urbana sem recursos", "Sustentabilidade urbana", "Serviços urbanos", "Administração urbana", "Desastres urbanos e reconstrução", "Renascimento urbano".
Nesses debates foram apresentadas diversas questões relevantes, tais como:

7.1 - "Alterar a realidade através de Três P's -Vontade política, política e participação", em que foram apresentados três casos concretos:
Vontade Política - O exemplo das políticas e da legislação que, desde 1994, foram desenvolvidas na África do Sul para inverter décadas de exclusão;
Política - O exemplo do desenvolvimento de Santiago de Compostela, em Espanha, que há 10 anos era uma cidade moribunda;
Participação - O exemplo da cidade de Tetuan, em Marrocos que adoptou uma estratégia de Desenvolvimento Metropolitano através de um processo inovador de planeamento assente na investigação orientada e participativa.
7.2 - "Recursos urbanos", em que foi enfatizada a necessidade de se encontrarem parcerias público-privadas para combater a pobreza urbana.
7.3 - "Administração Local, Inclusão e reforço do poder da Comunidade: Diálogo entre cooperantes", em que se discutiram diversas formas de as autoridades e a sociedade civil colaborarem na integração dos excluídos.
7.4 - "Renascimento urbano para o novo Milénio", em que foi abordada a necessidade de melhorar a qualidade de vida nas cidades.

8 - Temática dos debates paralelos
Para além do que foi tratado nas sessões plenárias, são ainda de assinalar, entre os diversos temas debatidos nas sessões paralelas, "Da marginalização à Cidadania", "Políticas urbanas e práticas relativas à migração internacional", "Arrendamento urbano: uma opção essencial para os pobres urbanos", "A juventude e o ambiente urbano", "Desenvolvimento Económico Local", "Valor da Educação sobre Água e Saneamento" e, em especial, a temática da "Sustentabilidade", abrangendo questões como "Sustentabilidade urbana por meio de sinergias", "Estruturas urbanas e transportes sustentáveis", "As comunidades sustentáveis e a configuração das cidades", "UNESCO: mesa redonda de peritos sobre a sustentabilidade social nas cidades históricas", "UNESCO: cidades como património mundial", "Pensa global, actua local - Um desafio para o desenvolvimento sustentável", "Direitos da propriedade e desenvolvimento urbano sustentável", "Património cultural: uma ferramenta para o desenvolvimento urbano", "Cidades e povoações sustentáveis: formação internacional para autoridades locais", "Pobreza rural e urbana", "Colaboração entre UN-Habitat e a Comissão das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável", "Cidades de Inverno", "Conhecimento para o desenvolvimento urbano", "Planificação da sustentabilidade urbana a longo prazo", "Turismo, urbanização sustentável e erradicação da pobreza", "As cidades como impulsionadoras do desenvolvimento sustentável" e "O papel dos centros urbanos no desenvolvimento regional".

9 - O resultado dos Plenários do Fórum
As sessões plenárias do Segundo Fórum Mundial das Cidades constituíram um conjunto de debates construtivos que irão possibilitar aos responsáveis de todos os continentes presentes vir a planear medidas realísticas e viáveis para alcançar cidades sustentáveis.
Os oradores chamaram a atenção para que o crescimento rápido das cidades é um dos grandes desafios que a humanidade vai enfrentar no novo Milénio. Todos apelaram para a necessidade da descentralização e expressaram a sua preocupação por existirem milhões de pessoas em cidades ao redor do mundo ainda sem terem acesso a água canalizada e infra-estruturas sanitárias, cuidados de saúde, educação, abrigo e um emprego seguro.
Esses oradores, entre os quais se incluíram o antigo "leader" soviético Mikhail Gorbachev, o antigo Presidente da Finlândia Martti Athisaari e o Primeiro -Ministro do Líbano Rafic Hariri, receberam da Directora Executiva da UN-Habitat Anna Tibaijuka o Diploma de Honra desta organização pela sua liderança visionária na reconstrução "post-conflit" e contributo para a construção da paz.
Mais de 600 responsáveis de todo o mundo subscreveram as deliberações aprovadas. E, neste contexto, o Plenário Final do Fórum constituiu um passo decisivo ao reunir responsáveis locais e organizações internacionais que partilham os mesmos objectivos de desenvolvimento.

10 - A cooperação com as Nações Unidas no âmbito das cidades