O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

55 | II Série GOPOE - Número: 002 | 30 de Outubro de 2008

continuados foi um grande valor acrescentado do ponto de vista do cuidado aos idosos e às pessoas com dependência, e só agora é que ela foi implementada. Penso que temos de continuar a fazer tudo para que esta rede se aprofunde.
Já agora vale a pena dizer — e deixo essa novidade — que temos um objectivo ambicioso para o próximo ano, que é o de atingir 7000 lugares de resposta em cuidados continuados, porque não vão ser só camas.
Vamos ter precisamente a tal aposta na dimensão não institucional, de não institucionalização, nas unidades de dia e no apoio domiciliário integrado, como aqui foi referido. Temos, portanto, um objectivo para o próximo ano de 7000 lugares em cuidados continuados em todo o País, o que é um aumento significativo, na justa medida não só das nossas previsões iniciais para o desenvolvimento da rede, como está perfeitamente solidificado por esta procura muito positiva que a rede tem tido e por uma taxa de ocupação que se tem mantido consistentemente muito alta.
O objectivo é atingir os 7000 lugares na rede até ao final do ano de 2009.
Portanto, quanto aos cuidados continuados, se houver alguma coisa a melhorar, melhoraremos sempre.
Contudo, julgo que estas taxas de resposta e de ocupação são tão inequívocas que a resposta fica dada pelos próprios números.

O Sr. Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional: — Sr. Presidente, Srs. Deputados, queria dar três ou quatro respostas breves, sendo a primeira ao Sr. Deputado Eugénio Rosa, sobre as questões dos dados do desemprego e para esclarecer aquilo que parece ser alguma ignorância do Sr. Deputado.
Devo dizer-lhe, com franqueza, que considero pouco aceitável o tipo de insinuação que sistematicamente é feita e que o Sr. Deputado faz, até porque, devido à sua idade, não lhe pode ser atribuída ignorância.
Por isso, a insinuação que faz relativamente aos dados é velha, recorrente, já a fez várias vezes, e é totalmente inaceitável, porque qualquer pessoa minimamente letrada nesta matéria sabe que a diferença entre os movimentos de fluxo e de stock no Instituto do Emprego e Formação Profissional são afectados a um inúmero conjunto de circunstâncias que começa com os inscritos, passa pelas colocações, pelas autocolocações, por aqueles que passam à reforma, por aqueles que são colocados em programas de emprego, por aqueles que são colocados em programas de formação, ou seja, passa por um conjunto de elementos. E esses elementos são conhecidos, são discutidos pelos parceiros sociais que têm assento no Conselho de Administração do Instituto do Emprego e Formação Profissional »

O Sr. Eugénio Rosa (PCP): — Não é verdade!

O Sr. Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional: — » e, por isso, a insinuação que sempre pretende lançar sobre esta matéria é inaceitável e depois, normalmente, faz parte de um estilo que se transmite em papéis do economista Eugénio Rosa.

O Sr. Eugénio Rosa (PCP): — Não, não é nada disso! Dê os dados!

O Sr. Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional: — Apresento-lhe os dados. As considerações que o Sr. Deputado fez são totalmente inaceitáveis, são «a repetição de um filme antigo» e que insiste em repetir. «O filme» ainda é mais surpreendente e inaceitável quando, durante muito tempo, o Sr. Deputado tentou insinuar essas situações no momento em que o desemprego descia. O Sr. Eugénio Rosa (PCP): — Deixe-se dessas insinuações! Explique os dados!

O Sr. Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional: — Então, no momento em que o desemprego descia em todos os indicadores, era preciso arranjar uma forma de vir mostrar que, afinal, a realidade não era aquela que os dados mostravam.
A sua declaração neste momento é mais surpreendente quando, como todos reconhecemos, o indicador relevante para a compreensão da análise económica, que são os inscritos no IEFP, aumentou. Essa é a questão relevante.