O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10

Diário da Câmara dos Deputados

de que dispõem no Parlamento; e para isso e pelas considerações feitas eu alvitro que V. Ex.a convide os leaders de todos os grupos parlamentares a uma conferência de maneira a estabelecerem um entendimento nesse sentido, ficando depois a cada grupo, 'nas eleições, a faculdade de escolher entre os seus membros aqueles que julgarem mais competentes para neles incidir a votação.

Assim nós ficaríamos com a certeza do quo todos os grupos estavam representa-djs nas comissões, o com toda a facilidade podíamos verificar qual vinha a sor o princípio dominante na Câmara, tendo todos os princípios preconizados pelos diferentes Partidos sido dotalhadamento apreciados nas comissões.

Não quero abusar da atenção da Câ-inara nem exceder o tempo que o Regimento me concede nesta altura da sessão para usar da palavra e por isso termino iis minhas considerações, parocendo-mc que V. Ex.a pode tomar a iniciativa do convocar os vários leadaru desta Câmara para lhos expor o meu alvitre, caso em sua •opinião entenda que Alo é com efeito de .aceitar.

Admissões

Do'projecto de lei do Sr. Alfredo de Sousa, passando para a posso e administração do Estado a antiga estrada que liga Lamogo à Kégoa.

foram aprovadas as actas preparatória e definitiva do dia 2.

O Sr. Presidente:—Estão na Mesa três pedidos do urgência e dispensa do Regimento.

O primeiro, do Sr, Campos Melo, não o posso pôr à votação, porque a ôle se opõe a lei-travão.

Outro é apresentado pelo Sr. Alves dos" Santos e referc-se ao fornecimento de energia hi Iro-cléctriea à Câmara Municipal de Coimbra.

O último ó do Sr. Leio Portela, relativo à lei n.? 999.

Foi aprovado o requerimento do Sr. Alves- dos Sanfas e, entrando em discussão, foi aprovado na generalidade e especialidade o projecto respectivo.

Projecto de lei

Artigo 1.° Em aditamento a lei n.° 896 de' 25 de Setembro de 1919, ó autorizada

a Câmara Municipal de Coimbra a garan tir, por hipoteca constituída sobre as instalações dos serviços municipalizados de tracção, iluminação e abastecimento de águas, o empréstimo a contrair com a Caixa Geral de Depósitos, destinado à aplicação da energia hidro-eléctrica àqueles serviços e sua ampliação.

Art. 2.° Fica revogada a legislação em contrário.—Alves dos Santos.

Dispensada a última redacção, a requerimento do Sr. Alves dos Santos.

O Sr. Presidente: — Vou pôr à votação o requerimento do Sr. Leio Portela.

O Sr. Domingos Cruz (sobre o modo de votar): — Sr. Presidente : surpreende me . profundamente o requerimento do Sr. Leio Portela, porque desejaria que S. Ex.a expusesse alguns argumentos justificativos do seu modo de ver.

Dir-se há que há interesses particulares nesta questão.

Mando, por isso, para a Mesa um outro requerimento no sentido de na próxima segunda leira ser discutido o projecto apresentado pelo Sr. Leio Portela sobre o assunto cm questão.

O orador nõo reviu.

O Sr. Presidente:—Não posso pôr à votação o requerimento de V- Ex.a senão depois do ser rejeitado o do Sr. Leio Portei a.

O Sr. Nmio Simões (sobre o modo de votar):—Br. Presidente: o Sr. Domingos Cruz procura evitar a votação, que tem de fazer-se, do requerimento do Sr. Leio Portela.

É preciso que não se deixe passar em julgado uma frase que este Sr. Deputado pronunciou, frase de acusação que eu quero levantar.

Refiro-m o ao facto do Sr. Domingos Cruz ter dito que se tratava neste caso puramente de interesses particulares.

Não ó verdade.

Não se trata apenas de interesses particulares, mas dos interesses duma das regiões que mais largamente tem contribuído para a dobolação do nosso problema económico e financeiro.