O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

30

t)iârio da Câmara dos fteputaãos

nossa simpatia, se o tivessem feito; ouvi--las-ia eu neste momento também; mas assim estão deslocadas e serão elas as primeiras a reconhecer que atraiçoaram a sua missão de bondade. (Apoiados). (Aao apoiados}.

Sussurro.

Se nesta Câmara, da parte dos pregoeiros da concessão da amnistia, houvesse o prurido de bem cumprir obrigações e deveres e ainda honrar sobremaneira a memória daqueles heróis que foram arrancar à quietude dos túmulos, nada havia melhor do que regularizar, neste momento, a situação dos oficiais milicianos, que só arrasta sob a indiferença inclassificável dos que propagam como necessária a libertação dos monárquicos.

Esse seria um gesto que, além de atestar o reconhecimento de um direito, honraria os cadáveres dos soldados ora envoltos em flores e trofeus, quem sabe se das milícias também, talvez arrancados aos prazeres da vida, na peleja cruenta, sob o comando de valorosos oficiais milicianos que foram dos que melhor fizeram a guerra, emquanto grande, número dos de carreira, muitos deles a abranger com a presente amnistia, sujaram pare, sem-pre as fardas, fugindo para evitarem os compromissos tomados. (Apoiado*;},

Todavia, esses bravos hão-de continuar, profetizo-o, aguardando evangèlicamente que um vento de feição desperte o espírito embotado daqueles que, aqui dentro, esquecem facilmente os serviços prestados à nacionalidade para, de animo leve, só devotarem às causas dos adversários do regime.

Sussurro.

Não é o ódio que me anima a fazer estas considerações de oposição veemente ao projecto. Sou um sentimental igualmente e, por consequência, no riieu coração não se aninha, nem dele estravasa a maldade, mas patriota e republicano, conhecendo em demasia as proezas dos nossos inimigos, que não respeitaram vidas nem fazendas e atentaram contra a integridade das actuais instituições, sou dos que do alto da minha intransigência de princípios exclamam: os regimes não só defendem com falsos e piegas sentimentalíamos, mas com inteligência e decisão.

Mas há mais: ainda não vai longe e por Isso deve estar na .lembrança de to-

dos, que uma parte da imprensa de larga informação noticiava na forja uma revolução para depor e derrubar o estado de cousas actual.

,jA que vem, pois, o podido de amnistia V,

<É que='que' fraqueza='fraqueza' de='de' anunciado='anunciado' debelar='debelar' evitar='evitar' aos='aos' governo='governo' parte='parte' do='do' meio='meio' republicanos='republicanos' por='por' para='para' ameaça='ameaça' outro='outro' não='não' movimento='movimento' demonstração='demonstração' a='a' ou='ou' imposição='imposição' p='p' pode='pode' revolucionário='revolucionário'>

Como parlamentar exijo que se me dêem claras c cabais explicações acerca deste enunciado para ficar tranquilo ou para orientar a minha acção corno legislador cônscio tios seus direitos e qiu januiis sentiu o desânimo a conturbar-lha a energia aguerrida.

Igualmente desejo ser esclarecido acerca dos intuitos da convocação do Parlamento feit;.. na folha oficial, porque não ;iclmito, seja a quem for, embora credor da minha admiração do muitos a.ios, que tonto fugir as responsabilidades contraídas.

O Diário do Governo convocou os Srs. Deputado^ para o fim exclusivo de, nesta sessão, se discutirem as medidas que o Sr. ]\iimsíro da Agricultura dizi.i querer apresentar o que reputava urgentes e inadiáveis, do confessa e máxima irjportân-•2Ía, mas por um dos processos empregados nas mágicas e nue são de uso em qualquer entro meio que não r.este, vi coin assombro a audácia de se tomar co-iihecijnonto dum assunto inteiramente diferente, o que contraria e ofende as praxes estabelecidas pela lei expressa no Ee-gimento desta casa.

Por mim, Sr. Presidente, declaro não mo satisfazer com explicações dúbias e somente admitir e justificar esto "procedimento, se s;1 tratasse de resolver a situação dos oficiais milicianos, pois que. por sua natureza o estava, visto que em vésperas do interregno parlamentar e ainda sobretudo para só respeitar a consagração aos anónimos o obscuros heróis, nenhum assunto seria tam bem escolhido como aquele a que aludo com entusiasmo.