O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 6 de Julho de 1925 11

Reconhecendo o Govêrno quanto lhe cumpre fazer pela valorização e mobilização das riquezas da terra, promoverá a mais completa liberdade no exercício das actividades económicas relacionadas com a agricultura, dando-lhe, ao mesmo tempo, de uma maneira iniludível, uma cooperação e uma assistência francas, leais e patrióticas. Intensificará o estudo de todos os problemas preliminares e subsidiários, e continuará o aperfeiçoamento dos processos de investigação e experimentação scientíficas.

Termino assegurando à Câmara que este Govêrno quere realizar uma obra republicana no sentido progressivo, social e político, apoiado na lei, na ordem dos espíritos e no sentimento das oportunidades o respeitando todas as crenças e opiniões.

O Sr. Rodrigues Gaspar: - Sr. Presidente: começarei por dirigir os cumprimentos ao Govêrno que acaba de se apresentar.

Vejo nesse Govêrno homens dos mais dedicados à causa republicana, homens que se têm esforçado, em diversas circunstâncias, por bem servir o ideal republicano que professam.

Na pasta da Agricultura vejo o Sr. Tôrres Garcia, elemento de primeira ordem, que o País já conhece pela dedicação com que geriu aquela mesma pasta no Govêrno da minha presidência.

A Câmara sabe muito bem qual a inteligência e qual o modo extraordinariamente prático que S. Exa. emprega para resolver os assuntos de que é encarregado.

Ha, pois, uma esperança, devendo nós confiar na sua acção numa pasta de tam grande importância, como é a da Agricultura.

Está na pasta do Trabalho o Sr. Lago Cerqueira.

Ocupa pela primeira vez as cadeiras do Poder, mas é um velho republicano que tem empregado toda, a sua acção em desenvolver o seu ideal, e que está sempre pronto a sacrificar-se pelo Partido a que se honra de pertencer.

Não é S. Exa. um novo que, por consequência, pudesse dar a impressão de que andava a agatanhar o Poder para vir ocupar um lugar de destaque.

Na pasta da Instrução está também um ilustre republicano que a cidade do Pôrto conhece bem pela dedicação com que tem servido os diversos cargos que lhe têm. sido confiados.

É um velho republicano que, várias vezes instado para vir ocupar as cadeiras do Poder, se tem modestamente recusado, mas que nunca deixa de estar ao nosso lado nas ocasiões difíceis.

Temos na das Colónias o Sr. Filemon de Almeida.

E S. Exa. à também um republicano bem conhecido, colega nas Constituintes.

Todos tivemos já o ensejo de conhecer qual a sua dedicação, bom senso e devoção pela causa republicana.

Está ocupando uma pasta que, neste momento, exige realmente muita ponderação, muitos conhecimentos e muita inteligência.

Estou abertamente convencido que S. Exa. está muito bem na pasta que lhe destinaram, e que nos garantirá que de facto pelo seu Ministério se fará aquela obra altamente nacional que há a fazer, atendendo às diversas circunstâncias difíceis em que se encontram algumas das colónias portuguesas.

Na pasta do Comércio está o Sr. Gaspar de Lemos.

Todos têm por S. Exa. aquela consideração e respeito que se deve aos homens que de longa data se vêm esforçando pelo triunfo do ideal republicano, sem que nunca dessa luta tenha pretendido qualquer cousa que seja em seu benefício.

E um Senador muito ilustre, ocupando na outra Câmara um lugar distinto.

S. Exa. terá por certo, ocasião de mostrar a sua muita dedicação, bom senso o inteligência, qualidades que hão-de servir para naquela pasta arrumar muita cousa que desarranjada está, e para procurar resolver assuntos da mais alta importância para a economia do País.

No Ministério dos Estrangeiros temos o Sr. Portugal Durão, figura que todos conhecemos por ter já dado, quando por várias vezes tem ocupado as cadeiras do Govêrno, as mais sobejas provas do seu senso prático.

Infelizmente S. Exa., neste momento, acha se doente, mas faço votos ardentes para que em breve venha ocupar o seu lugar para o desempenhar com aquela