O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

tiessão de Í6 de Dezembro de 1920

19

o posso fazer completarueute vi*>to quo não tenho conhecimento de todo» os as-simtos, mas aos que não puder responder, vou tratar de averiguar os factos apontados por S. Ex.a

O primeiro assunto a que S. Ex.a se referiu, o encerramento duma escola do concelho de Tondela, efectivamente o inspector declarou que essa escola uâo estava em condições de receber todos os alunos.

Eu estou certo que o edifício da escola poderá não servir para 50 alunos, mas deve servir para 20; portanto, mandarei chamar o inspector para se tomarem as providências necessárias.

O Sr. He:ior Passos:—,;V. Ex.a sabe se realmente se vai instalar no edifício da escola de Entre-Muros a guarda republicana com prejuízo dessa escola?

O Orador: — Não me consta; contudo, vou-me informar sobre êssse ponto.

Referiu-se S. Ex.a à questão de inspecções às escolas; eu sui que a comissão consultiva ainda não deu parecer; já ontem tive ocasião de fazer sentir que estranhava ê^se facto. Eu sei também que nenhum inspector fez ainda essa inspecção; mas a razão era porque malmente a verba que se abonava lhes não chegava: realmente, dois escudos e meio não chegava, mas desde que eles têm dez escudos já lhes deve chegar.

Eu sei que o quadro de inspectores ó grande e que eles nem sempre dão conta do serviço.

O Sr. Heitor Passos:—Eles não saem por não terem recebi Io o dinheiro e que pela lei têm direito a receber um terço.

O Orador: — O que me parece c que este assunto deve ser regulado por forma que todo § cumpram o seu dever.

O que penso, a respeito das escola? primárias penso também acerca das espias secundárias.

Portanto, o ensino deve sor de harmonia com o respectivo decreto.

E creio bem que, se estas escolas tiverem a função que lhes está destinada, podem sor ateis ao pi is.

"Mas se a comissão entender que elas não devera ter tal função, sendo transformadas em liceus, eu sou de parecer

que, então, tais escolas devem ser dispensadas. {Apoiados).

O ensmo profissional nestas escolas deve sor essencialmente prático. Tudo tende para o desenvolvimento técnico, e a comissão de que V. Ex.a faz parte deve procurar, dar-lhe uma feição prática, na 3.\classo.

E esta a minha opinião. De contrário, mais valerá fechar essas escolas.

Quanto às nomeações para essas escolas, não conheço o assunto.

O Sr. Heitor Passos : — Creio que em Junho de 1U19 pedi uma nota dos indivíduos nomeados, para as escolas primárias superiores. Fui renovando <_3sse que='que' de='de' foi='foi' obedecidos.='obedecidos.' convencido='convencido' descaro.='descaro.' intermédio='intermédio' satisfeita.='satisfeita.' desta='desta' por='por' ministros-='ministros-' um='um' me='me' pedido='pedido' não='não' nota='nota' presidência='presidência' tal='tal' mas='mas' nunca='nunca' os='os' estou='estou' davam='davam' p='p' câmara='câmara' eram='eram' ordens='ordens' da='da'>

O Orador: —A mini nunca S. Ex.d me pediu nada.

Prometo fazer todo o possível para que esses documentos sejam enviados.

Fui há dias. procurado pelo Sr. João de Barros que me comunicou que tinha sido nomeado para ir ao estrangeiro fazer um estudo das escolas primárias superiores, mas que a verba votada para isso não-lhe chegava.

Disse a S. Ex.a que lhe reconhecia alto valor e que no estudo que tízesso prestaria grande serviço ao país; todavia, eu não tinha mais dinheiro para lhe dar. Se S. Ex.a insistisse, eu levaria o caso a Conselho de Ministros, mas desconfiava de que o Conselho de Ministros não autorizaria maior despesa.

Referi u-se ainda o Sr. Heitor Passos à morosidade na execução dos processos pendentes do ^Ministério da Instrução.

Nessa parte S. Ex.a foi injusto para com o Sr. Queiroz Veloso que tem sido responsável por quási todos os serviços daquele Ministério, pois que tendo saído de Lisboa quási todos os chefes ficou S. Ex.a com quási tudo sobre si. S. Ex.a, todavia, como é um professor distintíssimo e conhece bem todos os serviços, dosempenha-se por forma que será difícil encontrar quem o substitua.