O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário, da» Sessões do Senado

mara vou terminar, sendo certo que, se necessário for, muito folgarei em esclarecer o Senado sobre esta matéria, porque a estudei quanto pude, e terei o máximo prazer cm responder a qualquer pre-gunta que os Srs. Senadores ine queiram fazer para os elucidar na apreciação desta proposta de lei, que está em discussão. Ú orador não reviu.

O Sr. Presidente: — E a bora de *e ontrar na ordem do dia.

O Sr. Procópio de Freitas: — Sr. Presidente : parece que o Parlamento está de facto disposto a comemorar a data histórica de 9 de Abril com a aprovação deste projecto; por isso requeiro a V. Ex..a que consulte o Senado para que seja prorrogado o «antes da ordem do dia», a fim de se discutir este projecto.

O Sr. Presidente:—Aceito o requerimento contra determinação do Senado r.a sua última sessão, porque me parece que se deseja que este projecto seja publicado como lei no dia 9 de- Abril para comemorar essa data gloriosa.

Vou pôr à votação o requerimento, porque é uma questão de consciência.

Vozes: — Muito bem. Apoiado.

O Sr. Pereira Osório: — Sr. Presidente : merece-me toda a simpatia este projecto de l&i, mas já mostrei aqui o neo modo de ver, que voto contra ele, e devo dizer que niio acho razoável que vamos alterar o que está marcado na ordem do dia.

Foi mesmo V. Ex.a, Sr. Presidente, que na última sessão disse, em seguida a um requerimento que foi votado, que tomássemos em atenção o que já estava resolvido para não haver mais coníasCes.

Nós ainda temos sessões na segunda e na terça-feira; suponhamos que não ô possível votar se esse projecto, fica ao menos a ir,tenção para aqueles que vão "beneficiar desta lei; £ que importam mais dois ou três dias, se ele depois é voado?

O Sr. Carlos Costa : — Sr. Presidente : efectivamente as razões produzidas pelo Sr. Pereira Osório são as verdadeiras, mas o que é certo é que o Senado votou

também, há dias, que se podia dar meia hora ontes da ordem do dia para se discutirem alguns projectos urgentes.

O Sr. Presidente: — O que o Senado votou foi que a primeira meia hora da ordem do dia fosse destinada a votar as emendas da Secção.

O Orador: — Podia aproveitar-só essa meia hora na discussão deste projecto.

O Sr. Pereira Osório (para explicações}:— Sr. Presidente: pedi a palavra para dizer que aprovo o requerimento com o aditamento feito pelo Sr. Carlos Costa.

O Sr. Presidente :—Mas o requerimento do Sr. Pereira Osório não ó nesse sentido.

O Sr. Pereira Osório: — Peço para que o requerimento seja dividido em duas partes; a parte do Sr. Procópio de Freitas e a parte do Sr. Carlos Costa.

O Sr. Procópio de Freitas:—Sr. Presidente : o meu requerimento foi formu-• lado claramente; é para se prorrogar o «antes da ordem do dia» até se votar o projecto em discussão.

O S::. Presidente : — Vai votar:ae o requerimento do Sr. Procópio de Freitas. foi apnovado.

O Sr. Ministro da Guerra (Américo Olavo):—Sr. Presidente: sendo a primeira vez, que tenho a honra de falar nesta Câmara, queira V. Ex.a aceitar as saudações que eu a ela dirijo na pessoa de V. Ex.»

Pausa.

De facto, há dias o Sr. Medeiros Franco procurou-me para me dizer que dese-sejaria conversar comigo acerca dum projecto de amnistia. Mas, tendo vindo a esta Câmara quási todos os dias, S. Ex.a não me tornou a falar no assunto.