O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

23 DE FEVEREIRO DE 1942 269

convencidos de que o aprumo, a dignidade e correcção com que V. Ex.ª tem exercido a Presidência desta Casa ...

Vozes: - Muito bem!

O Orador:- ... é certamente o maior dos factores com que ela tem suportado as circunstâncias difíceis em que tem exercido o seu mandato.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Sr. Presidente: V. Ex.ª referiu-se à situação difícil .em que decorreu esta legislatura, difícil porque não podia haver verdadeira serenidade, visto que a sua atenção estava concentrada em assuntos de alta importância.

Entretanto, Sr. Presidente, a própria dificuldade das situações emergentes durante estes dois anos também, de certa maneira, concorreu para que a Assemblea se prestigiasse. Elas determinaram a vinda aqui do Sr. Presidente do Conselho repetidas vezes, e esse facto não pode deixar de ter concorrido no espírito público para prestigiar esta instituição.

Veio o Sr. Presidente do Conselho esclarecer aqui o País sobre a marcha das nossas relações externas em momentos perturbados da nossa política e deu ocasião a que esta Assemblea fosse o intérprete da indignação, do clamor e dos protestos nacionais.

Se não fora senão isso, já a Assemblea teria servido para muito.

269

Apresentou V. Ex.ª as suas despedidas e com elas os seus agradecimentos. Nós queremos afirmar a V. Ex.ª - e dizendo-o estou convencido de que interpreto o sentir de todos nós - que levamos de quatro anos, e eu já de oito, de trabalhos nesta Assemblea sob a alta direcção de V. Ex.ª a mais simpática e mais viva das recordações.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - E V. Ex.ª pode ter a certeza de que, quando daqui a pouco lhe apertarmos a mão, na nossa irá o calor da nossa sinceridade è do reconhecimento pela maneira por que V. Ex.ª com tanta bondade conduziu os trabalhos da Assemblea e nos teve de desculpar algumas vezes.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Sr. Presidente: - Os Srs. Deputados que aprovam o voto de confiança à Comissão de Redacção deixam-se ficar sentados; os que o rejeitam levantam-se.

Pausa.

O Sr. Presidente: - Está aprovado.

Está1 encerrada a sessão. Eram 18 horas e 27 minutos.

O REDACTOR - Luiz de Avilez.

IMPRENSA NACIONAL DE LISBOA