O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 DE MARÇO DE 1948 288-(145)

[Ver Quadro na Imagem]

A maior parte da exportação de objectos de metais não preciosos faz-se para as províncias ultramarinas.
Marrocos, nos últimos tempos, tem consumido alguns produtos de cobre e ferro e aço e o Brasil é também um cliente de certa importância.
Mas é evidente que os mercados do ultramar são de todos os mais importantes e aqueles que têm maior possibilidade no futuro.
As obras de ouro foram em 1946 quase todas para o Brasil (cerca de 7:875 contos) e a prata tem mercado em grande número de países, destacando-se em 1946 na obra em filigrana o Brasil (4:209 contos), a Suécia (1:124 contos) e os Estados Unidos (964 contos). A maior parte da obra de prata não especificada também seguiu para o Brasil (9:011 contos).
A exportação deste tipo de obra deve ter sido bastante maior, porque muita dela, adquirida por turistas, não é declarada - é pertença pessoal adquirida na passagem por Lisboa.

Papel, desenhos e obras de tipografia e pintura

88. Do conjunto de 25:954 contos exportados em 1946 couberam 6:555 a livros impressos, dos quais 5:976 para o Brasil e o resto para grande número de países. A quota-parte do ultramar português foi de 278 contos, o que é muito pouco.
Do papel para impressão, de que em 1946 se exportaram 718 toneladas, no valor de 5:561 contos, 4:741 foram para França.

Manufacturas diversas

89. Incluem-se nesta rubrica estatística grande variedade de objectos e artigos. Parece ter havido sensível progresso nas diversas indústrias que a constituem. A exportação aumentou nos últimos tempos apreciàvelmente em valor, mas ainda em peso não atinge a de 1900, como se pode verificar nos números que seguem:

QUADRO LXIX

Exportação de diversas manufacturas

[Ver Quadro na Imagem]

Incluem-se muitos artigos, entre os quais convém citar, por sua importância, chapéus, calçado, pentes, chapéus de chuva, objectos para escritório, fósforos, perfumarias, medicamentos, brinquedos, artigos de ourivesaria e joalharia, relógios, material para iluminação e outra material eléctrico, artigos de fotografia e diversas outras manufacturas, que por sua variedade e importância não vale a pena discriminar.
Não é fácil dar uma súmula das exportações de tantos artigos, mas no quadro que segue faz-se uma tentativa para sistematizar as dos que dizem respeito aos anos de 1938 e 1946, em contos.

QUADRO LXX

Exportação de manufacturas diversas

[Ver Quadro na Imagem]