O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5334

na terra sequiosa, promissoras de mais fartas colhei- tas, viaja pelo Alto Minho o Ministro Rui Sanches, consulta, estuda e despacha. E despacha bem, com realismo e verdade, atendendo, dentro do que é ra- zoável e justo, ao muito que há de necessidade nessas terras abençoadas. E o povo tem o verdadeiro sentido da justiça.

Ontem, em Viana, em histórica sessão de trabalho, foi apresentado pelo Sr. Director-Geral de Portos o resumo do estudo mandado elaborar pelos Ministérios das Obras Públicas e das Comunicações para se ava- liar das potencialidades económicas e da viabilidade do porto de Viana. O estudo, sério, objectivo, foi conclu- dente, e aquilo que para os Vianenses era certo atra- vés dos dados que conheciam, do sentido da vida que desejavam, da força dinamizadora por que ansiavam, da promessa que viria a ser a ampliação, melhor, a criação de um verdadeiro porto de mar, foi demons- trada pela análise e projecção futura da realidade actual,

Assim, Viana vai ter um autêntico porto de mar, com actividade diversificada e múltipla, que drene e dinamize, transporte e impulsione a riqueza do seu interior e canalize para o seu litoral o fruto do tra- balho dos homens que, através dele, vão estabelecer contacto com o Mundo,

Pedi a palavra, Sr. Presidente, para agradecer ao Governo em nome de Viana, recordando todos os ilustres representantes do nosso distrito, que sempre e em todas as legislaturas se bateram largamente, den- tro e fora desta Câmara, nos Ministérios, na imprensa, insistindo, persistindo, na defesa de uma causa que sabiam justa, pela extraordinária repercussão que, ser- vindo Viana, vai ter na vida e na economia da região em que se insere.

Agradecer e felicitar as nossas dignas autoridades, credoras do nosso apoio e aplauso, e, acima de tudo, o bom povo de Viana, pela sua fé, pela sua perse- verança.

Obrigado, Sr. Presidente do Conselho. Obrigado, Srs. Ministro e Secretário de Estado das Comunica-

ções. Tenho dito.

Vozes: — Muito bem!

O Sr. Pinto Castelo Branco: — Sr. Presidente, Srs. Deputados: Irei ser muito breve. Numa das anteriores sessões legislativas, deste

mesmo lugar pedi ao Governo que fosse abaixada a idade de reforma dos mineiros e outros trabalhadores sujeitos aos perigos da silicose, pedido que me havia sido sugerido pelos meus' eleitores do couto mineiro da Panasqueira.

Tivemos, eles e eu, alguns meses volvidos, a satis- fação de ser atendidos — e pelo facto aproveito para daqui renovar os meus agradecimentos ao Governo, em particular aos Srs. Ministro das Corporações e Secretário de Estado do Trabalho.

Não quero agora deixar terminar esta legislatura sem dirigir nova solicitação ao Governo, desta vez para pedir a sua atenção e os esforços dos serviços públicos competentes no sentido de serem acelerados o estudo e a realização dos trabalhos de ampliação . e de beneficiação do aeródromo da Covilhã e de loca-

DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 258

lização e construção do aeródromo de Castelo Branco; cada um servindo, além do mais, de alternante do outro — aspecto que, tendo em atenção as condições meteorológicas muitas vezes prevalecentes nos perío- dos de mau tempo na Cova da Beira, tem a maior relevância quanto à continuidade e segurança de uti- lização das pistas respectivas.

O Sr. Pontífice Sousa: — Muito bem!

O Orador: — Além disso, e em complemento das suas funções regionais, apresenta ainda o aeródromo. de Castelo Branco a vantagem de poder também ser- vir de «pequeno aeroporto» para alimentação do que virá a ser dentro de poucos anos a grande estância termal, de repouso e de turismo internacional de: Monfortinho, bem como da reserva de caça, também - internacional, que estou convencido irá passar igual- mente a existir naquela mesma zona fronteiriça da Beira Baixa.

Vozes: — Muito bem!

O Orador: — (Existe, é certo, junto às termas de Monfortinho um campo de aviação privado — exem- plo de pioneirismo na matéria. Porém, não parece sus- ceptível de vir a oferecer condições bastantes para aviões comerciais, mesmo ligeiros.)

Poderá parecer exagerado este meu especial inte- resse em matéria de comunicações, nesta Câmara re- petidas vezes manifestado. A verdade, porém, é que considero ser condição essencial, senão mesmo a mais importante, de progresso — em especial nas regiões do interior como a minha e de fixação das respec- tivas populações — a existência de boas redes de co- municações e de telecomunicações locais, regionais e” inter-regionais, de que a faixa não litoral do conti- nente ainda só em medida insuficiente dispõe. Por isso também, e na mesma linha, terminarei diri-

gindo outro apelo aos Srs. Ministro das Obras Públi- cas e das Comunicações e Secretários de Estado das mesmas pastas no sentido de darem solução urgente ao problema das instalações dos correios e da rede telefónica de Castelo Branco.

Cidade do interior, que tem registado uma das mais fortes, se não a mais forte taxa de crescimento popu- lacional dos últimos decénios, capital de distrito e maior centro escolar e educacional da Beira Baixa, Castelo Branco encontra-se ainda nesta matéria em situação de confrangedor atraso, não só relativamente às suas necessidades efectivas, como até às infra-estru- : turas de que dispõem algumas das restantes sedes de concelho do distrito.

Vozes: — Muito bem!

O Orador: — Parece que, em grande parte, as in- findáveis demoras que têm vindo a verificar-se resul- tam de não ter ainda havido decisão quanto à loca- lização das novas instalações — nomeadamente da central telefónica —, devido a problemas ligados à preservação e restauro das muralhas da antiga cerca da cidade.

Por mim, continuo partidário de soluções que, tanto quanto razoavelmente possível, respeitem o patrimó- nio moral e cultural que constituem, para as gera- ções presentes e futuras, os testemunhos materiais das suas obrigações em-relação ao passado, balizando -