O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 JULHO DE 1985 3817

Em nome de uma fraude, de um balão que [...] de ilusões, que o Partido Socialista ganhou a camara.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Joel Ferro.

O Sr. Joel Ferro (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Com os seus 110 000 habitantes, e 292 km2 de [...] Barcelos tem 89 freguesias, o que lhe dá o 1.° lugar entre os maiores concelhos do País.
delimitado por 8 concelhos, sendo 2 do distrito de do Castelo, 5 do distrito de Braga e l do distrito do Porto, este concelho está situado bem no coração do Minho e é atravessado pelos rios Cávado e [...].
Barcelos tem 39,6 % da sua população activa, vivendo do sector primário, 39,4 % do sector secundário sendo 21 % do sector terciário.
Começando pelo primeiro dos sectores referidos, este concelho é «só» o maior produtor de vinho da Região Demarcada de Vinhos Verdes e o maior produtor de leite do País. Apesar disso a população que trabalha no campo está envelhecida (basta referir, a título de exemplo, que só 30 % dos podadores agrícolas têm menos de 45 anos), a propriedade está demasiado dividida (51,6 % das explorações agrícolas têm entre 0,5 há a 2 há).
As soluções que apresentamos para este sector, importantíssimo para o desenvolvimento de Barcelos, são os seguintes:
Uma maior e melhor informação e formação dos agricultores, apoiadas no ramo agrícola do ensino técnico-profissional, cuja urgente criação se torna necessária. Só assim poderemos ter no futuro jovens empresários agrícolas que possam dar o incremento necessário ao arranque do emparcelamento no concelho, baseado no cooperativismo.
Mas para isso é necessário que os técnicos agrícolas deixem de vez os gabinetes e venham para o campo.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Precisamos, além disso, de crédito agrícola desburocratizado e da implementação de indústrias transformadoras baseadas nos recursos naturais do
concelho.

PS: - Muito bem!

O Orador: - Quanto ao sector secundário, que ocupa 15 725 pessoas, e responde por cerca de 80 % do valor acrescentado bruto de Barcelos, engloba dentro dele o maior centro malheiro do País!
Este sector, com a entrada de Portugal na CEE, tem de passar por uma fase urgente de modernização e pela implementação de indústrias alternativas.
Mas para a verificação dos pressupostos referidos é necessário o arranque do loteamento industrial, infra-estrutura para a qual já existe terreno.
Não devemos esquecer, porém, que a actual bolsa industrial coexiste, em Barcelos, com o atrofiamento do sector terciário. Sector que tem de registar um grande incremento, principalmente na comercialização dos produtos de artesanato.
Barcelos é, não o esqueçamos Srs. Deputados, o centro de artesanato da Europa. Os produtos de olaria e outros objectos de barro, com os seus artesãos, têm percorrido o mundo, como grandes embaixadores deste País.
Quem não conhece o «Galo de Barcelos» e «O Cristo» da Rosa Ramalho?
Precisamos no entanto de preservar estes e outros valores e por isso se torna urgente, no concelho, a criação do museu de olaria.
Na área do turismo necessitamos de um parque de campismo junto ao rio Cávado, rio algo poluído, com a sua fauna em desaparecimento e com a existência de poços nas zonas antigas e actuais de extracção de areia, descaradas agressões que tem merecido da parte do governador civil de Braga um combate de extraordinário vigor, com uma compreensão e receptividade a estes problemas, dignas dos maiores encómios.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Com este «peso» nacional, nos sectores que acabei de referir, Barcelos apresenta uma ponte caduca, que ameaça ruína, onde se tem verificado elevado índice de acidentes, ponte que é essencial para o escoamento dos produtos do concelho.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Felizmente para o povo trabalhador de Barcelos este problema vai ficar finalmente ultrapassado, graças ao empenhamento decisivo do ex-Ministro do Equipamento Social, arquitecto Rosado Correia, que incluiu as verbas necessárias em plano.
No referente a vias de comunicação é necessário que o traçado natural da auto-estrada Porto-Famalicão-Braga, tenha o seu nó terminal na estrada nacional n.° 103, entre as freguesias de Encourados e Martim, pois, só assim, se justifica a alternativa que representa o porto de Viana do Castelo, ao escoamento dos produtos do supercongestionado porto de Leixões.
Necessitamos, por último, de beneficiação da estrada nacional n.° 204 entre Barcelos e Vila Nova de Famalicão, e do lançamento da central de camionagem de Barcelos.
Sr. Presidente, Srs. Deputados: Trouxe a esta Assembleia alguns dos problemas que mais afligem os habitantes de um dos mais importantes concelhos do distrito de Braga. Concelho que dado o seu potencial agrícola e industrial, deve merecer o apoio e carinho dos responsáveis do governo central, pois com a resolução destes assuntos, estamos a resolver os problemas de um Portugal que viu abrirem-se-lhe novas perspectivas com a sua recente entrada na CEE.
Não desiludamos, pois, as esperanças das gentes de Barcelos.

Aplausos do PS e de alguns deputados do PSD.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, faltam 6 minutos para o termo dos nossos trabalhos regimentais e temos ainda inscritos, para produzirem intervenções a Sr.ª Deputada Odete Santos c o Sr. Deputado Neiva Correia.
Sugeria que tentássemos fazer um esforço para acabar este período de antes da ordem do dia ainda antes da hora de almoço. Assim, se não houver inconveniente, prolongaremos os nossos trabalhos por 5, 10 minutos. Espero que VV. Exas. o compreendam e aceitem.