O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 DE MAIO DE 19893481

Isso estará, porventura, no vosso subconsciente e soagora estarão, porventura, a tentar livrar-se disso eacho bern, porque mais vale tarde do que nunca.

Mas, em, comentário final, dir-lhe-ei que so paraouvir os elogios que dispensou aos membros da PSP,valeu a pena eu ter feito a intervenção.

Aplausos do PSD e protestos do PCP.

o Sr. Presidente: — Para exercer a figura regimental da defesa da honra, tern a palavra o Sr. DeputadoTorres Couto.

Entretanto, peco ao Sr. Vice-Presidente MarquesJunior o favor de me substituir na presidncia e aosIlderes parlamentares o favor de se deslocarem ao meugabinete para uma pequena reunião.

Tern a palavra o Sr. Deputado Torres Couto.

o Sr. Torres Couto (PS): — Sr. Presidente, pedipara usar da palavra em defesa da minha honra e, sinceramente, fiquei perplexo corn a reacção da bancadasocial-dernocrata. Então, os senhores chamam a urndeputado idiota...

Vozes do PSD: — Não, não!sr1

o Orador: — ... e ficarn espantados por ele requerer aqui o preceito regimental de poder, em defesa dasua honra, retorquir?

Protestos do PSD.

Sr. Deputado Carlos Encarnaçäo, desculpe, mas,apesar do muito respeito que tenho por si, VOU

responder-ihe corn uma breve consideracão de ordempoiltica: a defesa veemente e pouco clara que V. Ex.a

tern feito, nos áltimos tempos, em relacão ao comportamento do Governo no que se refere aos acontecimentos do Terreiro do Paco leva-me a concluir que estáa apostar e a jogar a sério na próxima rernodelacäoministerial.

Vozes do PS: — Muito bern!

o Orador: — V. Ex. está, de facto, a tentar desesperadamente, apresentar serviço, talvez para ocupar urnlugar no próximo gabinete ministerial.

o Sr. Duarte Lima (PSD): — Secretário-geral daUGT. Não faz a coisa por menos!

o Orador: — Espero que se o vier a fazer, pelomenos tenha o born senso de não incorrer nos errosdo seu colega rninistro da Administracão Interna.

Protestos do PSD.Entretanto, assumiu a presidência o Sr. Vice

-Presidente, Marques Junior.

O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, peço o favor defazerern o silêncio possIvel para que o Sr. DeputadoTorres Couto se possa fazer ouvir.

o Orador: — Sr. Presidente, não tenho qualquerdificuldade em prosseguir, rnesmo corn o brouhaha dabancada social-democrata.

o Sr. Presidente: — Queira continuar, Sr. Deputado.

o Orador: — Gostaria de dizer, Srs. Deputados dabancada social-democrata, duas coisas rnais.

Em primeiro lugar, acho tudo isto surpreendente —ainda bern que a comunicação social, que VV. Ex.as

já acusam de terroristas ou ao serviço de estratégiasde terrorismo politico, pode cobrir, de uma forma fidedigna, o vosso comportamento —, porque VV. Ex.as,

ainda ha muito pouco tempo, para tentar marcar algumas contradicôes ou diferencas na bancada do meupartido, fizeram inümeras vezes o discurso da granderesponsabilidade e do grande patriotismo do deputadoTorres Couto. Quantas e quantas vezes da bancada doGoverno os ministros do vosso partido, para fazeremo contraponto em relacao ao comportamento da direc

cão do Partido Socialista, chegaram ao ponto de dizerque eu aqui ate fazia discursos de secretário-geral doPartido Socialista, também a minha responsabilidade!?VV. Ex.’, em 24 horas, transformaram, urn patriota,urn homem responsável e inteligente, não sO nurnagitador...

o Sr. Duarte Lima (PSD): — De vez em quandoescorrega!

o Orador — ..., mas ate, por incrivel que parecae depois da carta que o Ministro da AdministracaoInterna enviou para o Parlamento, vim a constatar,corn surpresa, que afinal, fui eu quern bati nos poilcias.

Risos do PS.

Isto é, de facto, aliciante, é, de facto, surpreendente.VV. Ex.’ são capa.zes de tudo! Penso que isto já pertence ao domInio da cartomancia e nao ao da intervencAo politica.

Vozes do PS: — Muito bern!

o Orador: — Gostaria também de ihes dizer,Srs. Deputados do PSD, em relacão a carta que oministro para aqui enviou quanto as alteracOes doComandante da Poilcia, que percebo essas declaracOes

e, perante elas, penso que so restará a bancada do meupartido uma solucão: avançarmos para o inquérito parlarnentar.

Vozes do PSD: — Essa questao jé. está ultrapassada!

o Orador: — Não o desejava, rnas penso que naoha outra solucAo.

Gostaria de ihes lembrar que, efectivamente, somostodos uma <> de aldrabOes e sO o Cornandante-Geral da PSP e o Comandante da Poilcia de Inter

vencAo é que falam verdade. As declaracoes feitas aosjornais são desrnentidas, a entrevista ao <>

é ficcão jornalistica, mas os insultos que me são feitos

— e, corno devem calcular, tenho inümeras testemunhas que irão integrar o inquérito parlamentar — vão

demonstrar que, efectivamente, o comportamento de

alguns membros da hierarquia da PolIcia (e eu não confundo esses membros corn o corpo da PolIcia de Seguranca Püblica) tiveram urn comportarnento irnprOprio

de uma poilcia civilista e democrática, tiveram urn cornportamento imprOprio de homens que exercem funcOes

em cadeias de comando e, por conseguinte, tern de

ser...