O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

O Sr. Osvaldo Castro (PS): - Isso é que é falar!

O Orador: - … passando pela modernização das forças de segurança e, neste caso concreto, pela proximidade, pela presença efectiva das forças de segurança, pelo reforço do policiamento, pelo policiamento a cavalo! Para quê, Sr. Deputado? Para que, em primeiro lugar, as pessoas possam, com a presença das forças de segurança, sentir-se mais protegidas e, em segundo lugar, se consiga dissuadir a criminalidade!
Portanto, respondendo-lhe muito concretamente, considero a insegurança um problema e, como estamos preocupados com ele, estamos a tomar medidas para lhe fazer face!
Quanto à preocupação com a eficácia das forças de segurança, estamos, naturalmente, preocupados com isso! Estamos preocupados com os direitos dos cidadãos (e, com certeza, o Sr. Deputado também está preocupado com os direitos dos cidadãos), mas também estou preocupado de facto com a eficácia das forças de segurança, pelo que estou a tomar medidas concretas para a reforçar!

O Sr. Presidente: - Terminou o seu tempo, Sr. Ministro. Peço-lhe que conclua.

O Orador: - Também posso dar-lhe dados relativos à apreensão de droga e às taxas de sucesso na detenção dos suspeitos! Posso dar-lhos!

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Basílio Horta.

O Sr. Basílio Horta (CDS-PP): - Sr. Presidente, Sr. Ministro da Administração Interna, começo por dizer-lhe que a minha bancada tem de si a ideia de um académico, de um homem independente e, consequentemente, insusceptível de ser manipulado por aparelhos partidários. E era bom que fosse assim, porque a pasta que o Sr. Ministro tem é vital, em termos de Estado,…

O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): - Muito bem!

O Orador: - … embora o Estado tenha o monopólio do combate ao crime, ao contrário do que o Sr. Ministro, seguramente por lapso, disse. Pode não ter o monopólio da intenção do combate, mas tem o do combate ao crime, salvo nos casos de legítima defesa - não é verdade? - e outros que são excepcionais.
Mas, para além deste ponto, o que acontece é que o Sr. Ministro, com a intervenção que fez, desiludiu-nos nesse perfil - tenho de o dizer com muita franqueza. E desiludiu-nos nesse perfil porque o Sr. Ministro veio, aqui, citar números que estão contra o País.
Os números que o presidente do meu partido citou são números que o Sr. Ministro pode testar na rua, nas famílias, pode testá-los interrogando as forças de segurança e os alunos do Instituto Superior Técnico, que se manifestam na rua contra a violência e a insegurança que se vive nas escolas, nas ruas e nas famílias! Sabemos as causas! Esta é uma realidade em que os números são indesmentíveis. Enquanto que os números apresentados pelo Dr. Paulo Portas concretizam esse sentimento, os números que o Sr. Ministro apresenta desculpa-vos. Esta é, em meu entender, uma posição grave da parte do Governo.

Aplausos do CDS-PP.

Sr. Ministro, em relação aos números, a Polícia de Segurança Pública publicou um gráfico sobre a criminalidade violenta e grave, onde se pode ler: 1999, 12 634 crimes; 2000, 14 583 crimes; aumento, 15,4%.

O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): - Isto é que é a verdade!

O Orador: - Mas isto é ou não verdade? É que, se isto é verdade, corresponde àquilo que lemos no jornal, que vemos na televisão, que ouvimos as pessoas falarem,…

O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): - Com certeza!

O Orador: - … e que vai contra aquilo que o Sr. Ministro aqui diz!
Se o Sr. Ministro funda a sua política naquilo que aqui diz, digo-lhe, com toda a franqueza, que faz-me lembrar o Dr. Fernando Gomes,…

O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): - Muito bem!

O Orador: - … que também começou assim e não acabou bem!

O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): - Muito bem!

O Orador: - Há, efectivamente, uma realidade que se impõe aos números! V. Ex.ª não deve guiar-se pelos números que nos traz mas, sim, pela realidade que o País, todos os dias, lhe faz chegar ao gabinete, ou, então, V. Ex.ª está isolado, que é a pior forma de governar!

O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): - Muito bem!

O Orador: - Sr. Ministro, para além deste ponto…

Protestos do Deputado do PS Osvaldo Castro.

O Sr. Deputado Osvaldo Castro excita-se muito com estas coisas!

Risos do CDS-PP.

Não vale a pena excitar-se com isto!

Protestos do Deputado do PS Osvaldo Castro.

Sr. Presidente, agradeço que…