O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

27 DE FEVEREIRO DE 1983

2092-(ll)

Publicações não periódicas, nacionais e estrangeiras, adquiridas (compra, permuta, oferta) para o fundo documental do LNETI;

Patentes depositadas em Portugal.

A INFOLNETI, constitui a primeira base de dados bibliográficos produzida em Portugal para consulta em conversacional (isto é, interrogação directa da base de dados, em tempo real, a partir de terminais remotos), tanto do País como do estrangeiro.

Os resultados que têm sido obtidos na fase de testes de carregamento e interrogação presentemente em curso, apontam para que a INFOLNETI fique acessível durante o 2.° semestre de 1985 para consultas em conversacional.

Os serviços produzidos a partir da INFOLNETI

sao:

Pesquisa retrospectiva em conversacional (acima referida);

Difusão selectiva baseada em perfis de utilizado-res (DSI); Boletim bibliográfico.

O boletim bibliográfico destina-se a servir utilizadores (reais e potenciais) do CITI exteriores ao LNETI e que não disponham de acesso por terminal de computador à INFOLNETI. Prevê-se que os principais utilizadores venham a ser pequenas e médias empresas industriais.

A difusão selectiva de informação DSI proporcionará aos seus assinantes listas de referências de documentos entrados na INFOLNETI e seleccionados automaticamente com base numa estratégia de pesquisa.

A INFOLNETI permitirá assim fornecer onforma-ção a uma gama muito vasta de utilizadores e que incluem investigadores e técnicos do LNETI, de outros organismos estatais e privados, empresários, gestores e técnicos da industria nacional em qualquer ponto do País.

b) Optimização da utilização de informação científica, técnica e tecnológica.

No âmbito deste projecto relevam-se as seguintes

acções:

I) Estruturação do serviço de fornecimento de informação no CITI.

Este compreende informação rápida, orientação para fontes de informação, pesquisas bibliográficas manuais, pesquisas bibliográficas em bases de dados estrangeiras e elaboração de «dossiers de informação especializada».

Esta actividade do CITI no ano de 1984 está caracterizada (por tipo de informação, temas, origem do pedido, meio de contacto) no anexo, dando o mesmo indicação da diversificação do sistema de informação que está a ser constituído a partir do CITI.

II) Acesso a base de dados estrangeiros.

O fornecimento de serviços de informação eficazes aos utilizadores do CITI, assenta numa boa gestão não só dos recursos de informação disponíveis no País, como também a nível internacional. Destes referem-se, neste ponto, o acesso a sistemas de bases de dados estrangeiras. O CITI tem já possibilidade de interroga-

ção, através de terminal próprio, em cerca de 400 bases de dados estrangeiras.

Prevê-se a curto prazo estabelecer contratos com mais dois sistemas internacionais, o que lhe permitirá diversificar as bases de dados estrangeiras (e a informação aí contida) a que tem acesso.

III) Disseminação sistemática de informação e fornecimento de documentos.

Ò CITI fornece cópia ou original de documentos (monografias, artigos de periódicos, teses e dissertações, actas de conferências, textos de patentes) existentes no fundo documental do LNETI, ou noutros fundos documentais nacionais e de entidades estrangeiras.

Para prestação destes serviços aos seus utilizadores,

0 CITI recorre nomeadamente às entidades:

British Library Lending División, Inglaterra; Science Reference Library, Londres, Inglaterra; Patent Office, Kent, Inglaterra; Instituí National de la Propriété Industrielle, Paris, França;

U. S. Patent Office, Washington, Estados Unidos da América.

2 — Outras actividades relevantes para a criação de um sistema de informação para a. indústria:

a) Estudos de utilizadores.

O CITI tem entre outras a finalidade de promover a eficiente transferência de informação para a indústria nacional.

Os estudos das necessidades de informação nos diversos sectores industriais tem de constituir a base de qualquer planeamento de um sistema de redes de informação científica e técnica regionalizada.

Assim o CITI tem em curso um levantamento bibliográfico, tão exaustivo quanto possível, das publicações mais recentes (1980) nacionais e estrangeiras sobre «necessidades e utilização da informação» em geral e «necessidades e utilização da informação na indústria» em particular. A partir deste levantamento serão definidos os parâmetros do novo projecto do CITI: «Estudo, implementação e interligação de sistemas de informação para a indústria.» Pretende-se assim que os resultados conseguidos com este projecto se traduzam em rede de informação científica e técnica para a indústria o mais adaptadas à realidade nacional, mas em consonância com as mais modernas metodologias estabelecidas a nível internacional neste âmbito das ciências de informação.

b) Acções de sensibilização sobre informação para a indústria.

O CITI, consciente da necessidade de uma eficaz gestão de recursos de informação disponível para responder às solicitações que lhe estão sendo postas, tem procurado promover uma sensibilização para:

A problemática da utilização da informação junto de governantes, industriais, investigadores e aca-

1 démicos;

Necessidade da criação de cursos de formação e oportunidades de investigação na área das ciências de informação.

Centro de Informação Técnica para a Indústria, 22 de Janeiro de 1985. — A Directora, Ana Maria Ramalho Correia.