O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1766-(332)

II SÉRIE — NÚMERO 47

É a seguinte:

Proposta de alteração

ARTIGO 51° (Fundo de Equilíbrio Financeiro)

1 — A percentagem global das despesas do Orçamento do Estado com base nas quais é calculado o Fundo de Equilíbrio Financeiro é fixada em 11,6% para o ano de 1986.

O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, vamos agora passar à votação da proposta de alteração do n.° 1 do artigo 51.°, apresentada pelo PRD.

Submetida à votação, foi aprovada, com votos a favor do PS, do PRD, do PCP e do MDP/CDE e votos contra do PSD e do CDS.

É a seguinte:

ARTIGO 51.° (Fundo de Equilíbrio Financeiro)

1— A percentagem global de despesas do Orçamento do Estado com base nas quais é calculado o Fundo de Equilíbrio Financeiro é fixada em 11,8% para o ano de 1986.

O Sr. Presidente: — Vamos agora passar à votação do n.° 2 do artigo 51.° da proposta de lei e sobre o qual não há qualquer proposta de alteração.

Submetido à votação, foi aprovado por unanimidade.

É o seguinte:

ARTIGO 51.°

(...)

2 — As transferências financeiras a que se refere o número anterior são repartidas entre correntes e de capital, na proporção de 60% e 40%, respectivamente.

O Sr. Presidente: — Vamos agora passar à votação da proposta de alteração do n.° 2 do artigo 51.° apresentada pelo PS.

O Sr. José Magalhães (PCP): — Sr. Presidente, dá--me licença?

O Sr. Presidente: — Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. José Magalhães (PCP): — Sr. Presidente, lamento imenso, mas requeremos uma interrupção dos nossos trabalhos por dez minutos.

O Sr. Presidente: — Assim será feito, Sr. Deputado. Os nossos trabalhos recomeçarão à 1 hora e 15 minutos. Está suspensa a reunião.

Eram I hora e 5 minutos.

O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, declaro reaberta a reunião.

Eram 1 hora e 25 minutos.

O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, vamos, então, votar a proposta de alteração, apresentada pelo PS, relativa ao n.° 3 do artigo 51.°

A Sr.a Helena Torres Marques (PS). — Sr. Presidente, dá-me licença?

O Sr. Presidente: — A Sr.3 Deputada Helena Torres Marques pede a palavra para que efeito?

A Sr.a Helena Torres Marques (PS): — Sr. Presidente, desejo anunciar que retiramos a nossa proposta de alteração ao n.° 3 do artigo 51.° e, de igual modo, retiramos a proposta de alteração do n.° 4 do mesmo artigo, visto que ele corresponde à legislação em vigor.

Igualmente retiramos a proposta de alteração do artigo 52."

O Sr. Presidente: — Tem a palavra a Sr.a Deputada Ilda Figueiredo.

A Sr.a lida Figueiredo (PCP): — Sr. Presidente, desejo anunciar que retiramos a nossa proposta de alteração do n.° 3 do artigo 51.° e retiramos de igual modo a nossa proposta relativa ao artigo 52.°

O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, sem as propostas que foram agora retiradas, relativamente ao n.° 3 do artigo 51.°, restam as propostas de alteração apresentadas pelo PRD e pelo CDS.

Tem a palavra o Sr. Deputado Nogueira de Brito.

O Sr. Nogueira de Brito (CDS): — Sr. Presidente, desejo anunciar que o CDS também retira a proposta de alteração ao n.° 3 do artigo 51.°

O Sr. Presidente: — Assim sendo, resta a proposta de alteração apresentada pelo PRD, a qual vai ser submetida è votação.

O Sr. Silva Marques (PSD): — Se o Sr. Presidente me dá licença, nós precisaremos de cinco minutos para reflectir sobre esta proposta.

O Sr. Presidente: — Com certeza. Devo lembrar V. Ex.a que já foram pedidas interrupções e que o direito potestativo só pode ser exercido uma vez por cada grupo parlamentar.

O Sr. Silva Marques (PSD): — Sr. Presidente, o PSD não pretende solicitar uma interrupção dos trabalhos, mas apenas uma tolerância de cinco minutos para uma reflexão.

Risos.

No fundo, o que solicitamos é que os senhores deputados proponentes explicitem a razão de ser da sua proposta.

O Sr. Presidente: — Creio que será efectivamente mais apropriado que os senhores deputados subscritores da proposta em questão tenham a bondade de explicitar a razão de ser da sua iniciativa.

O Sr. Silva Marques (PSD): — Sr. Presidente, queira V. Ex.a desculpar-nos, mas prescindimos dos esclarecimentos dos proponentes, uma vez que já estamos esclarecidos.