O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

22-(148)

II SÉRIE-C — NÚMERO 5

Portanto, estamos no bom caminho de reduzir os custos portuários. Obviamente, esta não é a única solução, mas é importante para aumentar o tráfico de cabotagem, que é o que desejamos, na medida em que grande parte do nosso comércio externo se faz com a Europa. Pretendemos ainda que muitas das cargas em vez de serem transportadas por camião o possam ser por transporte marítimo, por razões óbvias de economia de escala e de efeitos positivos no ambiente por descongestionamento das auto-estradas, etc.

Quanto à questão das ligações com as Regiões Autónomas, como sabe, foi aprovado, sob a presidência portuguesa, um regulamento comunitário sobre a cabotagem. E no âmbito desse regulamento previa-se uma derrogação para as Regiões Autónomas até 1999. Só que o Governo Português não esperou pela chegada desse ano e já produziu legislação que define regras que permitem que o transporte com as Regiões Autónomas se faça com a regularidade, a capacidade e os meios adequados, através de fretes que devem ser os adequados para que à qualidade não se sobreponham acréscimos de custos incontroláveis ou inaceitáveis.

É um regulamento que vai balizar a qualidade e vai permitir que os armadores portugueses encontrem neste tráfico

condições de exercício da sua actividade em condições de acréscimo de capacidade competitiva para que possam fazer face ao embate comunitário quando chegarem a 1999, permitindo a criação de condições para os armadores sem prejuízo da qualidade do serviço prestado para as Regiões Autónomas. É este o objectivo do decreto recentemente publicado.

Penso que respondi às questões suscitadas.

O Sr. Presidente (Lino de Carvalho): — Srs. Deputados, não tenho mais inscrições. Como penso que a esta hora ninguém está disponível para discutir as políticas alternativas, para as quais a oposição foi desafiada, o melhor é suspendermos a reunião de hoje da Comissão de Economia, Finanças e Plano, agradecer a todos a vossa presença e recordar que a próxima terá lugar amanhã às 9 horas com o Sr. Secretário de Estado da Cultura.

Está encerrada a reunião.

Eram 23 horas e 50 minutos.

A DIvisão de Redacção e Apoio Audiovisual.

DIÁRIO

da Assembleia da República

Depósito legal n.° 8819/85

IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA, E. P.

1 —Preço de página para venda avulso, 6$50 + IVA.

2 — Para os novos assinantes do Diário da Assembleia da República, o período da assinatura será compreendido de Janeiro a Dezembro de cada ano. Os números publicados em Outubro, Novembro e Dezembro do ano anterior que completam a legislatura serão adquiridos ao preço de capa.

PREÇO DESTE NÚMERO 410S00 (IVA INCLUÍDO 5%)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"