O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 DE ABRIL DE 1989 2571

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, interromperemos agora os nossos trabalhos e retomá-los-emos às 18 horas.

Está suspensa a reunião

Eram 17 horas e 10 minutos.

Srs. Deputados, está reaberta a reunião. Eram 18 horas e 10 minutos.

Srs. Deputados, tínhamos acabado de votar favoravelmente a proposta do PS relativa à alínea c) do artigo 159.° e íamos passar a votar a alínea d) do mesmo artigo do projecto do PS.

Tem a palavra o Sr. Deputado José Magalhães.

O Sr. José Magalhães (PCP): - Sr. Presidente, trata-se tão-só de saber se o PS tem aqui alguma reformulação a fazer, à semelhança da que apresentou no ponto anterior, ou se o PSD vota esta disposição como está, coisa que nos congratularia muito.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado José Magalhães, nós não temos nenhuma formulação por parte do PS e, quanto à votação, vamos fazê-la a seguir.

Srs. Deputados, vamos então votar a proposta do PS para a alínea d) do artigo 159.°

Submetida à votação, não obteve a maioria de dois terços necessária, tendo-se registado os votos a favor do PS e do PCP e a abstenção do PSD.

É a seguinte:

d) Requerer e obter em prazo razoável do Governo ou dos órgãos de qualquer entidade pública os elementos, informações e publicações oficiais que considerem úteis para o exercício do seu mandato.

Srs. Deputados, passaremos agora à votação da alínea f) do artigo 159.° proposta pelo PS.

Submetida à votação, obteve a maioria de dois terços necessária, tendo-se registado os votos a favor do PSD, do PS e do PCP.

É a seguinte:

f) Os demais poderes consignados no Regimento.

Vamos votar a alínea f) do n.° 1 do artigo 159.° proposta pelo PRD.

Submetida à votação, não obteve a maioria de dois terços necessária, tendo-se registado os votos a favor do PCP e as abstenções do PSD e do PS.

É a seguinte:

f) Usar da palavra, nos períodos da ordem do dia e de antes da ordem do dia.

Srs. Deputados, vamos votar o n.° 2 do artigo 159.° do projecto do PRD.

Submetido à votação, não obteve a maioria de dois terços necessária, tendo-se registado os votos a favor do PCP e as abstenções do PSD e do PS.

É o seguinte:

2 - O Governo deve responder às perguntas escritas e dar ou fazer dar satisfação aos requerimentos a que se referem as alíneas c) e d) do número anterior no prazo de 30 dias, salvo o caso de segredo de Estado ou de razão justificada de demora que apresente.

Srs. Deputados, passaremos agora ao artigo 160.° - "Imunidades". Tem a palavra o Sr. Deputado Costa Andrade.

O Sr. Costa Andrade (PSD): - Sr. Presidente, quanto a isto, parece que deveremos substituir a expressão "pena maior" por alguma coisa.

O Sr. Almeida Santos (PS): - Já está adquirida.

O Sr. Costa Andrade (PSD): - O problema que se põe é o de saber - e não há nada na natureza das coisas que nos abrigue a fazê-lo - se queremos manter, em relação a este problema, a mesma medida que estabelecemos para efeitos de prisão preventiva. E faço esta pergunta com toda a abertura e sem qualquer prejuízo. Nada nos obriga a fazê-lo, pois são coisas diferentes.

O Sr. Almeida Santos (PS): - Mas não houve aqui o propósito de alterar a pena. Foi apenas uma correcção da linguagem que se colocou em relação a vários artigos.

O Sr. Costa Andrade (PSD): - Nessa altura, teremos de escrever "punível com prisão superior a três anos".

O Sr. Almeida Santos (PS): - É o que está lá para trás.

O Sr. Presidente: - Como é que fica, então, a redacção?

O Sr. Costa Andrade (PSD): - "Nenhum deputado pode ser detido ou preso sem autorização da Assembleia, salvo por crime punível com pena de prisão superior a três anos e em flagrante delito."

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Almeida Santos não se importaria de a dizer.

O Sr. Almeida Santos (PS): - Não, é que isto já foi decidido lá atrás. Isto é a retoma de uma formulação...

O Sr. Presidente: - Portanto, quanto a este ponto, é extractar o artigo 27.°

O Sr. Almeida Santos (PS): - É. Lá atrás acertamos as agulhas. Quando muito, no n.° 3, poderá dizer-se "a pena referida no n.° 2" para não estarmos sempre a repetir.

O Sr. José Magalhães (PCP): - Mas eu chamaria a atenção do Sr. Deputado Almeida Santos, apesar de tudo, para um aspecto. E esse aspecto é o que foi muito discretamente introduzido pelo Sr. Deputado Costa Andrade, qual seja o de que nada obriga a que se adopte um parâmetro como aquele que o Sr. Deputado Almeida Santos agora está a referir. A preocupação do Sr. Deputado Costa Andrade é compreensível