O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

11 DE FEVEREIRO DE 1941 192-(39)

(ver tabela na imagem)

ou por zonas:

(ver tabela na imagem)

Crédito directamente relacionado com a agricultura em 31 de Dezembro de 1939

(ver tabela na imagem)

27. O crédito agrícola individual compreende, além do garantido por hipoteca, as Campanhas do Trigo e do Azeite e pode exprimir-se, em relação a 31 de Dezembro de 1939, do modo seguinte, em contos:

(ver tabela na imagem)

O crédito hipotecário, inscrito na segunda coluna, refere-se não só à hipoteca de propriedades rústicas, cerca de dois terços, mas também às urbanas, com exclusão de Lisboa. Grande parte dos mutuários são lavradores e uma forte percentagem no Ribatejo, Estremadura e Alentejo é utilizada na agricultura.
Contudo não se tomará em linha de conta este tipo de crédito, e na tabela seguinte considerou-se apenas a distribuição do crédito agrícola.

Crédito directamente relacionado com a agricultura em 31 de Dezembro de 1939

(ver tabela na imagem)

28. Vê-se dos números que o sul do País consome cêrca de 44 por cento do total do crédito agrícola e, se se juntar o Ribatejo e a Estremadura, a percentagem sobe para 71,8 por cento. Se se aplicar idêntico raciocínio ao crédito hipotecário, excluindo a cidade de Lisboa, que é onde mais fortemente se faz sentir a influência da propriedade1 urbana, a percentagem não se altera apreciávelmente. Eleva-se mesmo a do sul em comparação com a do norte do País, como poderá facilmente verificar-se.
Estes números podem ser relacionados com outros, publicados neste parecer 1, relativamente a depósitos de poupança e bancários, e é muito elucidativa a comparação com o rendimento colectável, a contribuição predial rústica o a distribuição da propriedade. Tudo isso foi considerado quando se tratou da contribuição predial rústica e urbana, e vale a pena aos estudiosos fazer a sua análise e extrair conclusões que não serão certamente animadoras para a situação económica do sul do País.

___________
1 Ver Apêndice