O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3304-(92)

II SÉRIE- NÚMERO 102

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

GABINETE DO MINISTRO DE ESTADO ADJUNTO DO PRIMEIRO-MINISTRO

Ex.ra0 Sr. SecretáráoJGeral da Assembleia da República:

Assunto: Ensino profissionalizante (requerimento do deputado da UEDS César de Oliveira).

Em resposta parcial ao ofício de V. Ex." que anexava requerimento do Sr. Deputado César de Oliveira sobre o assunto em epígrafe, cumpre-rne enviar fotocópia da informação da Direcção-Geral do Ensino Básico, do Ministério da Educação © Ciência, datada de 11 de Junho de Í98L

Este documento será complementado com informação a elaborar pela Direcção-Geral do Ensino Secundário.

Com os melhores cumprimentos.

Gabinete do Ministro de Estado Adjunto do Pri-meiro-Ministro, 2 de Setembro de 1981. — O Chefe do Gabinete, Manuel Pinto Machado.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CJÊNCIÂ

DIRECÇÃO-GERAL DO ENSINO BÁSICO Informação

Em resposta ao requerimento do Sr. Deputado oferece-se dizer o seguinte:

1 — A Direcção de Serviços do Ensino Preparatório tem e teve em execução ao longo do ano lectivo de 1980-1981 um plano de actividades de formação de docentes.

Este plano, já grandemente concretizado, inolui:

Acções de formação para delegados de disciplina a acompanharem a profissionalização em Dezembro de 1980 e Abril, Maio e Junho ds 1981 (formação na área específica dos conteúdos de cada disciplina e formação pedagógica);

Acções de formação dos orientadores pedagógicos das várias disciplinas, em Novembro de 1980 e Abril de 1981 (1.° pesquisa e experimentação pedagógicas e observação de aulas sensibilização; 2.° observação de aulas; sistema de observação da interacção verbal), estas em coordenação com a Direcção-Geral do Ensino Secundário.

2 — A Direcção de Serviços do Ensino Preparatório promoveu, em coordenação com a Direcção--Geral do Ensino Secundário e o Conselho Orientador, encontros dos orientadores pedagógicos para que pudessem ser elaborados os projectos específicos das várias disciplinas, em Outubro, Novembro e Dezembro de 1980; encontros dos orientadores das disciplinas, nas várias equipas de apoio pedagógico, de modo que fosse possív&l elaborar as bibliografias básicas de apoio a

cada uma das várias disciplinas; encontros nacionais, em Novembro e Abril, para promover a participação dos orientadores pedagógicos na elaboração das agendas das acções de formação dcs delegados de disciplina que acompanham profissionalização, bem como na selecção da documentação de apoio necessária.

3 — Participou também a Direcção de Serviços do Ensino Preparatório no grupo de trabalho que preparou o programa de Ciências de Educação para formação dos professores ligados à profissionalização em exercício (orientadores pedagógicos, delegados de disciplina, proSssior-alizairidos e cancellios pedagógicos).

4 — Tem colaboração, ainda, na preparação da listagem dcs gjarâmelros de avaliação dcs professores em profissionalização.

5 — Participou, do mesmo medo, na elaboração do regulamento da profissionalização em exercício (Portaria n.° 64/85, de 15 de Janeiro), e na elaboração do projecto global de formação (Despacho n.° 358/80).

6 — Está também esta Direcção de Serviços a montar um curso de formação intensiva para profissio-nalizandos que não tiveram acompanhamento de delegados de disciplina durante o ano lectivo de 1980-1981, cuja agenda será acordada, com cs orientadores pedagógicos respectivos e que •íerá lugar entre 7 e 15 áe 2'jOko.

Pelo exposto, fica tostado um conjunto de acções que visaram.apoiar directamente os intervenientes no processo, e implementar a profissionalização pela ele-boração dos documentos de suporte, logo visaram apoiar directamente os intervenientes no processo, e implementar a profissionalização pela elaboração dcs documentos de suporte ,lcgo visaram apoiar os intervenientes do mesmo modo.

DirecçãoGeral dc Ensino Básico, 11 de Junho de 1981. — (Assinatura ilegível.)

PRESIDÊNCIA DC CONSELHO DE MINISTROS

GABINETE DO MINISTRO DE ESTADO ADJUNTO DO PRIMEIRO-MINISTRO

Ex.mo Sr. Secretário-Geral da Assembleia da República:

Assunto: Colocação de professores portugueses nas comunidades de emigrantes e ensino da nossa língua (requerimento do deputado da UEDS César de Oliveira).

Em referência ao ofício que acompanhava o requerimento do Sr. Deputado César de Oliveira (UEDS), tenho a honra de transmitir a informação elaborada pelo Ministério da Educação e Ciência, que se julga responder às perguntas formuladas:

à) Todos os anos é alargada a colocação de professores nos países de emigração, estando previsto para este ano um alargamento do número de escolas de 25 %;

b) e c) Envia-se em anexo tabela de dados que responde a essas duas questões;