O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

192-(70) DIÁRIO DAS SESSÕES - N.º 99

(Ver quadro na imagem)

Há a juntar também despesas de conservação no Terreiro do Paço e com outros locais, no total de 470 coutos.

MINISTÉRIO DAS COLÓNIAS

96. Em 1939 houve o aumento de 4:363 contos em relação ao ano anterior, segundo as contas. Mas se referirmos os números às despesas normais ordinárias, êsse aumento não se deu, por ter sido inscrita êste ano a despesa relativa à viagem presidencial às províncias de Moçambique e Angola, de tanto êxito e de tam grande projecção política. Foram nela despendidos 5:300 contos. Se se subtrair ao total esta, importância, a despesa ordinária consumida pelos serviços dêste Ministério será de 22:099 contos, inferior, portanto, à de 1937, mas superior em 1:943 contos à de 1938. Neste ano, e depois de deduzida a verba relativa à primeira visita do Chefe do Estado a Angola, o montante da despesa elevou-se a 20:156 contos.
Os números, expressos em contos, constam do quadro seguinte:

(Ver quadro na imagem)

(a) Pelo decreto n.º 26:180, de 7 de Janeiro de 1938, passou a Repartição Militar das Colónias. Porém, só na Conta de 1930 aparece com esta designação.

Em relação ao último ano houve aumentos nos serviços da Fazenda e nos militares e deminuição importante no fomento colonial.
As outras dependências do Ministério que já hoje consomem importâncias elevadas, como a Administração Política e Civil, mantiveram-se no nível do último ano.