O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

11 DE FEVEREIRO DE 1941 192-(73)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NACIONAL

104. O aumento de despesa dêste ano sôbre o de 1938 foi de 3:942 contos e de perto de 36:100 contos relativamente a 1930-1931. Como no ano anterior, o acréscimo da despesa deu-se em quási todos os serviços, e especialmente no Instituto para a Alta Cultura, no ensino primário e no ensino secundário. Tudo pode verificar-se nos números que seguem, expressos em contos:

[Ver Quadro na imagem]

Para melhor comparar os totais das despesas não só somaram nêste quadro as construções do ensino secundário.

Secretaria Geral

105. Na secretaria incluem-se variados subsídios, não mencionados nas contas, no total de 3:819 contos, mas os mais importantes são os que se destinam à Mocidade Portuguesa e Obra das Mãis. O primeiro subiu em 1939 para 2:500 contos e o segundo já atingiu a soma de 1:000 contos. O resto é constituído por pequenas verbas, as mais importantes das quais são as que se distribuíram às escolas móveis (117 contos), ao Comité Olímpico (50 contos) e às cantinas escolares (92 contos).
A despesa do Instituto para a Alta Cultura tem aumentado todos os anos e atingiu 3:089 contos em 1939.
Não se fazem reparos maiores às três principais verbas, para a Mocidade, Obra das Mães e Instituto para a Alta Cultura. Os resultados já alcançados pela Mocidade Portuguesa provam que a instituição se enraizou no espírito da juventude e grandes benefícios podem resultar para o desenvolvimento físico e da moral das novas gerações. A missão do Instituto pura a Alta Cultura deve ser naturalmente dificultada pelo conflito actual. Mas a idea, que levou a sua fundação, se convenientemente desenvolvida e aplicada, pode melhorar apreciavelmente o espírito de investigação científica dos alunos e professores das escolas superiores e médias, e das diversas profissões técnicas.

Ensino superior e artístico

106. Não se alteraram de forma sensível as cifras das despesas do ensino superior e artístico. Houve apenas o aumento de 289 contos relativamente ao último ano, mas o acréscimo em relação a 1930-1931 passa de 4:568 contos.
Não quere isto dizer que tivessem sofrido modificações importantes algumas das verbas, como poderá ser verificado no quadro que segue, em contos: