O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

192-(82) DIÁRIO DAS SESSÕES - Nº 99

A única diferença apreciável, para mais, deu-se na verba de material e teve lugar - essencialmente na rubrica «Construções e obras novas». Gastaram-se cerca de 146 contos nas Caldas de Monchique, que pertencem ao Estado. O resto manteve-se, embora devesse ser aumentado, porque a esta Direcção Geral incumbe o trabalho de levantamento e pormenorização da carta geológica do País, ainda infelizmente muito longe de estar completa. Ë tarefa que necessita de ser intensificada, porque tem influência na vida económica nacional, na indústria mineira e na agricultura, sobretudo no estudo dos solos e na erosão de diversas zonas do País.
O Instituto Português de Combustíveis manteve os gastos do ano passado. Eles foram nos dois anos, respectivamente, de 615 e 671 contos. A diferença para mais deu-se na verba de pessoal, respectivamente 284 e 346 contos nos dois anos. Ainda é cedo para se poder formar opinião definitiva sobre este departamento público, criado há pouco tempo.

123. No Instituto Geográfico e Cadastral houve diminuição de despesa. Orçamentaram-se 4:796 contos, mas gastaram-se pouco mais de 3:800.
Dada a imensidade de trabalho que tem de ser realizado por este departamento público, não se compreendem bem economias sobre o orçamentado.

Na Direcção Geral do Comércio a diferença para menos resultou quási toda na rubrica de material - adquiriram-se menos 169 contos de móveis e desapareceu o, verba que havia sido utilizada em 1938 com a Missão Comercial ao Brasil.

O resto manteve-se.

124. Além das despesas ordinárias acabadas de enumerar, despenderam-se também, por este Ministério, verbas por conta de receitas extraordinárias, que foram usadas em reconhecimentos mineiros, cujos resultados definitivos ainda se não conhecem. O total gasto nos dois últimos anos pode, pois, pormenorizar-se assim, em contos:

[Ver Tabela na Imagem]