O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

11 DE FEVEREIRO DE 1941 192-(27)

DESPESAS

1. Ainda este ano aumentaram as despesas do Estado, tanto as ordinárias como as extraordinárias. E isto pode ver-se, em contos, nos números que seguem:

(ver tabela na imagem)

Foram quási 100:000 contos de aumento nas despesas extraordinárias. Nelas comparticiparam os empréstimos com 47:614 contos; o resto coube quási todo ao fundo de saldos de anos económicos findos. Vieram de lá 305:785 contos.
Se se referirem as despesas às receitas que as liquidaram, poder-se-á considerar o quadro que segue:

Contos

Receitas ordinárias .................................. 2.043:509
Empréstimos........................................... 47:614
Saldos de anos económicos findos ..................... 305:785
Total ................... 2.396:908

Os números mostram ter havido desequilíbrio entre as receitas e despesas ordinárias, como a seguir se indica.

(ver tabela na imagem)

É menor êste ano a diferença do que em 1938. Em todo o caso ainda foram superiores as receitas ordinárias em cerca de 200:000 contos.
Como em 1939 foram menores os receitas ordinárias e maiores as despesas com o mesmo carácter, no desequilíbrio dos dois anos houve uma diferença para menos e 84:000 contos. O saldo das contas, se fosse calculado pela diferença entre as receitas e as despesas ordinárias, elevar-se-ia a 249:422 contos.
Foi, porém, de 133:583 contos, ou menos 115:839 do que a diferença entre umas e outras.
Isto significa que mais de 100:000 contos das receitas ordinárias se utilizaram no pagamento de despesas extraordinárias. Mais pormenorizadamente se tratará do assunto em outro lugar.
O aumento de despesas ordinárias, embora pequeno, não se liga directamente às condições internacionais. É um fenómeno financeiro que se repete há muitos anos. Até agora não tem tido repercussões graves, porque as receitas acompanham as despesas e ainda deixam, larga margem. Diversos factores para isso concorrem, como adiante se verá.

2. Os números que exprimem as despesas ordinárias por capítulos constam do quadro que segue, em contos:

(ver tabela na imagem)